Entre os dias 3 e 5 de agosto foi realizada mais uma edição do curso Violetas Maristas, no Centro Marista Marcelino Champagnat (CMMC), em Curitiba. O curso, da etapa de Aprofundamento, do Programa de Formação e Vivência Marista (PFVM) foi conduzido pela equipe do Setor de Vida Consagrada e Laicato (SVCL) e contou com a participação de diversos colaboradores, Leigos e Leigas vindos de diferentes unidades do Grupo Marista.

O Violetas Maristas é uma formação que teve por objetivo favorecer momentos de reflexão e oração a partir de elementos da história e da espiritualidade de São Marcelino Champagnat. A dinâmica da formação contou com momentos de palestras proferidas pelo Ir. Ivo Strobino, trazendo aspectos sobre o exercício da presença de Deus na espiritualidade do fundador do Instituto Marista; momentos de vivência e partilha de vida em pequenos grupos e momentos de retiro privilegiando a oração. Confira abaixo alguns depoimentos de participantes:

“O curso Violetas Maristas trouxe diversos ganhos para mim, dentre eles destaco: o aprendizado sobre as diversas formas simples de orar (orações jaculatórias), a identificação da presença de Deus, a reflexão sobre como eu me vejo e como vejo Deus e o conhecimento adquirido sobre a luta, a dedicação e determinação do Pe. Champagnat para manter viva a sociedade de Maria. Me sinto contagiado pelo espírito de Marcelino. Com certeza essa formação me fez mudar meu modo de ver as pessoas e de olhar para dentro de mim”. (Paulo Roberto Cordeiro – Centro Marista de Serviços)

“Considero a experiência do Violetas como ganho de conhecimento aprofundado sobre Champagnat. Fico impressiona ao ver que ele ainda nos ensina, depois de tantos anos de fundação do Instituto. Fiquei muito feliz de participar do curso e ele superou minhas expectativas. Aprendi muito e gostei bastante de interagir com pessoas de diversas áreas do Grupo Marista, que estão realizando a missão de várias formas e em várias frentes. (Nathalia Luzia Vieira Gusmão – Centro Social Marista Lar Feliz)

“Foi maravilhoso participar do Violetas. Gostei muito do tema O Exercício de falar com Deus, onde foi abordado o quanto é importante reservar um tempo da nossa vida para refletir sobre Deus, acalmar o coração e se desligar da correria do dia a dia. Estou voltando para a casa em paz”. (Cleonice Aparecida da Silva – Centro Social Marista Robru)

“Agradeço muito a Deus pela oportunidade de participar do Violetas Maristas e por fazer parte do Grupo Marista. Esta organização que nos proporciona momentos de formação e de espiritualidade e faz com que nos sintamos motivados a multiplicar nossa experiência com nossos amigos de trabalho e também com a nossa família. É bom poder partilhar este amor à Deus e a Missão de Champagnat que, com certeza, modifica e transforma muitas vidas. (Thaíza Maria Fernandes – Centro Social Marista Itaquera)

Mais informações sobre o Vivemar: (41) 3271-6477 ou setorvcl@grupomarista.org.br