Oferecidas pela multinacional 3M, as certificações comprovam os padrões de qualidade atingidos pelo hospital

O Hospital Marcelino Champagnat trabalha nos mais altos padrões de qualidade, e esse esforço acaba de ser novamente reconhecido. O hospital recebeu da empresa de inovação 3M a Recertificação de Qualidade Assegurada em Preparo de Pele e Normotermia (Centro Cirúrgico) e a Certificação em Limpeza e Monitoramento da Esterilização (Central de Materiais Esterilizados). 

O programa da 3M, empresa multinacional que atua também na área da saúde, consiste em reconhecer boas práticas que contribuam para a prevenção de infecções em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, em instituições hospitalares públicas e privadas.

A premiação aconteceu na noite de 13 de junho, em evento realizado pela 3M, em Campinas (SP), e reuniu representantes dos principais hospitais do País.

Padrão de qualidade

“As certificações destes processos corroboram a missão do nosso Hospital de oferecer padrão de qualidade internacional e segurança ao nossos pacientes”, afirmou Jhosy Lopes, gerente de Enfermagem do Hospital Marcelino Champagnat. Ela representou o Hospital no jantar, acompanhada pelas coordenadoras de Enfermagem do Bloco Cirúrgico, Íris Andriani, e do Centro de Esterilização, Suelen Barbosa.

Para Jhosy, além de constatar a qualidade dos serviços prestados, as certificações motivam quem trabalha para que as coisas dêem certo todos os dias. “As equipes dos setores envolvidos sentem-se reconhecidas pelo trabalho realizado, o que aumenta o engajamento de cada colaborador que faz parte desse processo”, comenta.

Jhosy destaca ainda que o processo de certificação é bastante útil também por seu caráter educacional entre os trabalhadores da saúde. “Durante sua implementação, os profissionais envolvidos são apresentados a uma série de conceitos e recomendações, baseadas em evidências, que garantem o cumprimento das melhores práticas no dia a dia”, explica Jhosy.

A certificação avalia, entre outras coisas, a implementação de protocolos, o uso de tecnologias e a capacitação da equipe hospitalar, reconhecendo as iniciativas que contribuem com a segurança e o bem-estar dos pacientes.