Nesta sexta-feira (15), 30 jovens e Irmãos Maristas do Grupo Marista seguirão rumo a Lyon para participar do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM), que tem como lema “ Dare to Dream – Ouse Sonhar”. Juntos a outros 300 jovens dos quatro ramos da Família Marista, eles celebrarão os 200 anos da promessa feita em Fourvière pelos jovens padres. Será um momento oportuno de integração de toda a Família Marista, bem como de renovar o nosso compromisso pessoal e comunitário para com a Missão Marista.

Antes do embarque, os jovens delegados do Grupo Marista se reuniram em São Paulo para um momento de formação. De acordo com Diogo Luiz Galline, do Setor de Pastoral, trata-se do fechamento da preparação dos jovens para o encontro internacional. “Foi um momento de integração, de nos reconhecermos como delegação da Província e promovermos debates, diálogos e partilhas sobre as temáticas juvenis”, afirma. Além disso, houve um espaço para a reflexão sobre quem são os jovens Maristas que a delegação está representando, sobre as expectativas para o futuro – para onde nós como Maristas devemos caminhar em nossa Missão – e também o debate sobre como atualizar o sonho inicial dos 4 fundadores da Sociedade de Maria após 200 anos deste acontecimento.

Ailton Silva Lima, do Centro Social Marista de Dourados (MS) acredita que a sua participação no EIJM, além de ser uma grande experiência pessoal e de espiritualidade, o ajudará a contribuir com sua atuação na formação e animação da PJM para que ela seja mais criativa, engajada e dinâmica. “Consciente das responsabilidades que esta representatividade exige, no anseio de contribuir de formar qualitativa com a Pastoral do Centro Social Marista Dourados”, diz.

Nathiele dos Santos Grosso, do Colégio Marista de Londrina (PR) está ansiosa pelo EIJM. Ela espera que o contato com jovens, irmãos, irmãs e padres Maristas do mundo inteiro, todos com as mesmas virtudes, os mesmos anseios, venha de encontro com o desejo de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. “Que seja mais que uma troca de experiências, de culturas e realidades… Que seja uma troca de espiritualidade e de amor. Que a Promessa que foi feita há 200 anos, permaneça em nossos corações, que o carinho que Champagnat tinha por Nossa Boa Mãe seja revivido nas nossas vidas, e que assim, possamos levar ao mundo Um Jeito Novo de Ser”, diz.

O Ir. Rafael Fagner Ferreira também tem grandes expectativas e relação ao EIJM. “Desejo conhecer novas culturas e partilhar. Assim poderei abrir a mente para o diferente. Poderei conhecer pessoas de diferentes regiões que vivenciam o mesmo carisma Marista. Minha expectativa é ir com o coração aberto e voltar com ele cheio de novas perspectivas e esperanças”, explica. Clique aqui  e conheça o depoimentos dos outros Irmãos e jovens da delegação e suas expectativas sobre o Encontro.

O Vice-Provincial, Ir. Benê Oliveira, deseja que toda a delegação da Província esteja motivada neste EIJM e deixa a seguinte mensagem aos jovens e Irmãos: “Vocês conviverão com os quatro ramos da Família Marista para juntos recordar e se alegrar na convivência e na celebração do Bicentenário da Promessa de Fourvière; da Jornada Mundial da Juventude e do bicentenário de fundação do Instituto dos Irmãos Maristas. Será uma experiência que proporcionará novos horizontes para alimentar os sonhos e gerar maior vitalidade ao carisma e à Missão Marista”.