O Grupo Marista divulgou nesta semana uma pesquisa sobre o perfil do jovem eleitor de Curitiba. O estudo realizado, em julho, com a população de 18 a 24 anos, mostrou que a saúde é a maior preocupação em relação à gestão municipal. O estudo, produzido pelo Núcleo de Pesquisas de Mercado da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica de Paraná (PUCPR), pode ser acessado na íntegra em www.pucpr.br

Com o objetivo de estimular o debate sobre a importância da escolha dos candidatos e seus planos de governo, o Grupo Marista estimula e apoia ações de conscientização em suas unidades de Educação, como é o caso da PUCPR. De 19 a 23 setembro, a Universidade organiza uma sabatina com os nove candidatos à Prefeitura de Curitiba. Leia mais http://www.pucpr.br/noticia.php?ref=1&id=2016-08-25_63223

Já o TECPUC, Centro de Educação Profissional, promove no dia 20 de setembro o “Desafio aos Candidatos à Prefeitura de Curitiba”. Os estudantes, eleitores de 16 a 17 anos, em comemoração ao Dia da Árvore (21) convidam todos os candidatos para ajudar no plantio de mudas de espécies nativas às margens do Rio Belém. Na ocasião, será entregue uma carta para que o futuro prefeito inclua o Rio Belém em ações permanentes de meio ambiente da capital paranaense. Um grupo de estudantes do TECPUC também já participou de uma visita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em maio, onde esclareceram dúvidas sobre o processo eleitoral e puderam tiraram o título de eleitor.

Em Santa Catarina, a Católica promove, nesta segunda (29) e terça-feira (30), a 3ª edição do Bate-papo Diferente, com o tema “Eleições Municipais”. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. O convidado é o jornalista e colunista político do Grupo RBS, Moacir Pereira, e a mediadora é a jornalista Renata Seliprim. O objetivo do evento é conscientizar a comunidade sobre a importância da sua participação no processo eleitoral e possibilitar a reflexão sobre o atual cenário político e econômico do país.

No Colégio Marista Frei Rogério, em Joaçaba, os alunos do Ensino Médio participaram de uma sessão na Câmara Municipal de Herval D’Oeste, como parte do projeto “Por uma democracia mais participativa”. No dia 6 de setembro está prevista uma palestra para que os alunos debatam o tema e esclareçam dúvidas e, no dia 9 de setembro, as turmas sairão às ruas para conversar com moradores e coletar perguntas que serão apresentadas em uma Roda de Conversa especial, no dia 14 de setembro, com a presença dos candidatos à Prefeitura de Joaçaba. A Roda de Conversa tem por objetivo estimular os alunos para a Cidadania e compromisso com a comunidade, por meio do envolvimento político, estimulando a consciência, participação e senso crítico.

Em São Paulo, o Colégio Marista Arquidiocesano incentiva a reflexão dos alunos da 1ª série do Ensino Médio com um projeto para debater sobre os programas sociais do governo. O principal objetivo das rodas de discussão é identificar o posicionamento dos diferentes parlamentares em relação a determinados projetos governamentais. Os temas debatidos são: projetos de cotas nas universidades, Bolsa Família, inclusão da discussão sobre questões de gênero no currículo escolar e redução da maioridade penal.