O Centro Social Marista Ir. Justino foi agraciado com o Prêmio Milton Santos 2016, instituído pela Câmara Municipal de São Paulo. Este prêmio visa reconhecer e valorizar projetos de pessoas físicas, grupos informais ou pessoas jurídicas que desenvolvem trabalhos de promoção de formas locais de organização e desenvolvimento social no município de São Paulo.
A unidade submeteu o Projeto Sampa, que ficou em primeiro lugar na categoria 1. Esta categoria contempla projetos, em execução ou concluídos, que tem como objetivo a consolidação de direitos territoriais e culturais, que estimulem a interação e participação do cidadão nos processos de organização de sua região.
O projeto Sampa contou com a participação de 66 educandos da unidade e uma dinâmica que colabora para a formação de cidadãos críticos, autônomos por meio da prática reflexiva e da apropriação de espaços de discussão de políticas públicas na cidade de São Paulo. As ações do projeto reverberaram em ações sociais de inclusão e protagonismo dentro da cidade de São Paulo e do Bairro União de vila nova, onde está inserido o Centro Social. Uma das produções do projeto foi o documentário “Direitos Desumanos – Gritos”. Clique aqui para assistir.
O reconhecimento do projeto da unidade pela Câmara Municipal dos Vereadores de São Paulo ocorreu na noite do dia 25 de Junho de 2016 em sessão solene onde educandos e educadores do projeto receberam a premiação e a “Salva de Prata” recebida e agradecida pelos próprios educados.