Espaço no Colégio Marista Asa Sul contribui para o aprendizado de conceitos naturais, químicos, matemáticos e de proporção

Quem lembra da época de escola sabe que aprender matemática e ciências não é fácil, mas com uma ajudinha prática essa tarefa pode ser mais divertida e eficiente. Já pensou se isso fosse feito em um espaço onde alunos e professores preparam diferentes receitas e depois as saboreiam em um ambiente de total troca de conhecimento?

É essa a proposta do Ateliê do Gosto, espaço oferecido pelo Colégio Marista Asa Sul, de Brasília (DF), onde os estudantes aprendem conceitos naturais, matemáticos e um novo gênero textual.

Aprofundando conhecimentos

O espaço pode ser utilizado por todas as idades, mas é muito querido pela Educação Infantil. Além de estimular o processo de ensino-aprendizagem, antes da tão esperada degustação, as crianças adquirem hábitos de higiene na manipulação dos alimentos e observam os processos de transformação.

Para a utilização do espaço, o colégio conta com professores que atuam aprofundando o trabalho de diferentes formas e com diversos tipos de linguagens. “É um espaço privilegiado para o desenvolvimento da criatividade e da investigação, é onde as crianças podem se dedicar à pesquisa, criação, manipulação de materiais e construção de conhecimentos por meio das múltiplas linguagens presentes no currículo escolar”, afirma a orientadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Asa Sul, Maria Stella Machado.

A culinária é uma ferramenta utilizada por muitos educadores por oferecer a vantagem de iniciar discussões sobre os mais variados temas. Professores a usam como estratégia para trabalhar diferentes linguagens envolvidas no currículo.

Aprendizado prático

Um exemplo de aprendizado é que em uma aula prática com receitas e identificação de alimentos é possível estimular a leitura de instruções e rótulos, aprimorar o vocabulário do aluno, entre outros. O raciocínio matemático também pode ser estimulado, porque a criança precisa identificar os números dos ingredientes, vivenciar as diferentes medidas, compreender que o tempo de preparo é essencial para o sucesso da receita.

Além disso, as crianças descobrem a origem dos alimentos, aprendem sobre hábitos saudáveis, desenvolvem sua coordenação motora, tem consciência sobre os riscos do preparo das receitas, sobre suas propriedades nutritivas, e exercitam a memória, a paciência e a concentração.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Asa Sul integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.