Dicas e reflexões para um Natal mais sustentável e significativo

Neste período festivo, é tão comum nos envolvermos na busca por presentes perfeitos, que esquecemos que a verdadeira essência das celebrações vai muito além dos embrulhos coloridos. Mais do que trocas materiais, o espírito natalino nos permite refletir sobre a importância da união, solidariedade e da construção de um futuro melhor e mais sustentável. Neste fim de ano, o Grupo Marista convida, então, a celebrar a simplicidade e relembrar que a presença é o maior presente que podemos oferecer para um Natal significativo.

Em um mundo cada vez mais digital, nos conectar verdadeiramente nutrindo laços significativos com quem amamos é fundamental. Por isso, nesse ano, que tal adotar práticas simples para ser e estar mais presente? Separar um tempo para se desconectar do mundo virtual e aproveitar os momentos em família; tentar não depender exclusivamente de mensagens instantâneas; e desafiar-se a fazer uma ligação para um amigo, ou até mesmo marcar um encontro presencial são algumas das simples ações que sugerimos.  

A generosidade, seja por meio de doações ou atos de gentileza, é uma outra forma poderosa de estar presente na vida dos outros. Um simples “bom dia” ou um elogio ao próximo alegra a atmosfera ao redor e promove um ambiente de positividade. Ao adotar essas práticas, podemos resgatar a verdadeira essência da presença e contribuir para um natal repleto de alegria e conexão.

Natal significativo e sustentável

Mesmo na hora de presentear é possível ser mais consciente e adotar valores maristas. E um dos melhores jeito de demonstrar isso é cuidando do nosso planeta, ou seja, olhando para a sustentabilidade. Em um período em que o olhar para a questão climática e a necessidade de preservação do meio ambiente são cada vez mais urgentes, nossas escolhas têm um impacto relevante. 

Presentear de modo sustentável e consciente é uma forma de cuidar de quem amamos. Foto: reprodução Free Photo.

Veja a seguir algumas práticas sustentáveis para aplicar nas celebrações deste ano:

  • Opte por embalagens ecologicamente corretas, recicláveis ou reutilizáveis: essa iniciativa reduz o desperdício e o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto do lixo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo projeto Blue Keepers em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), 3,44 milhões de toneladas de plástico produzidas no Brasil podem acabar nos oceanos. Essa grande produção de lixo afeta não só a biodiversidade do planeta, mas também a saúde humana, podendo entrar na cadeia alimentar.
  • Comprar presentes do comércio perto da sua casa também é sustentável. Esta iniciativa não apenas fomenta o empreendedorismo da comunidade, como reduz a pegada de carbono causada pelo transporte de mercadorias.
  • Que tal fazer o próprio presente? Alinhada com os princípios Marista da presença significativa e da simplicidade, essa é outra prática sustentável. Além de economizar e preservar o meio ambiente, a abordagem artesanal é um gesto de carinho e aproximação com o próximo. E ainda pode ser feita em grupo, criando um ambiente de união, cuidado e fortalecimento do espírito familiar.

Mudanças efetivas começam com pequenas ações

O trabalho em conjunto transforma pequenas ações em mudanças efetivas. Assim, acontecem na escolha consciente de presentes que promovem o bem-estar da comunidade local, na dedicação de tempo de qualidade e na presença que se constrói um Natal Marista. As escolhas alinhadas a esses valores, não apenas enriquecem a experiência para todos, mas também contribuem para um mundo mais sustentável e consciente.

Leia também: Natal Marista: celebrar, servir e refletir

Compartilhar este post

Mais Postagens