O cristianismo se expressa como um mosaico de espiritualidades e carismas. O Instituto Marista reconhece variados modos de se viver a vocação cristã a partir do carisma de Marcelino Champagnat. Hoje, Irmãos, Leigos e Leigas Maristas se engajam na proposta de seguir Jesus Cristo, do jeito de Maria, a serviço das crianças e jovens, especialmente os mais pobres.

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre Irmãos, Leigos e Leigas Maristas.

Quem é o Irmão Marista?

O Irmão Marista é aquele que opta pela vocação de ser um religioso consagrado, fazendo os votos de castidade, pobreza e obediência no Instituto Marista, servindo a Igreja na missão de evangelizar crianças e jovens por meio da educação.
Ele assume o compromisso de estar onde as crianças e jovens estão, caminhar junto deles, estender-lhes a mão, ensinar e aprender diferentes maneiras de tornar Jesus Cristo conhecido e amado.

O Irmão Marista é padre?

O Irmão Marista não é padre, não ministra sacramentos, não é pastor, não é casado e não é solitário. Sua opção é pela vida em pequenas comunidades espalhadas pelo mundo. Ele é católico e leigo consagrado, assumindo como regra de vida três compromissos: pobreza, obediência e castidade, chamados conselhos evangélicos. Animado pela espiritualidade apostólica marista (EAM), reconhece a distância existente entre o sonho e a realidade, solidarizando-se com os pobres e suas causas e para isso, pode se inserir na periferia e nos lugares de fronteira.

Quais as etapas de formação de um Irmão Marista?

Em geral, o Irmão realiza uma preparação de aproximadamente 7 anos. Recebe formação humana, cristã, filosófica e teológica e atua prioritariamente na educação e na pastoral, sempre em locais onde há crianças e jovens, de acordo com o seu jeito de ser e às necessidades do Instituto Marista: educação, filosofia, teologia, psicologia, serviço social, administração, comunicação etc. A vida de um Irmão Marista é normal. Ele habita uma casa, vive em comunidade, trabalha numa específica área de atuação, desenvolve sua vida espiritual, tem momentos de lazer. Busca integrar-se às necessidades e novidades do mundo e desenvolver seus talentos em benefício do outro.

Em que áreas os Irmãos podem atuar?

Depende muito das necessidades locais. Em geral, atuam nas áreas de evangelização, pastoral e docência, mas também no serviço da administração, da gestão em colégios, centros sociais, universidade, comunicação, saúde, centros de formação, animação vocacional, acompanhamento de jovens, entre outras.

De que maneira os Irmãos contribuem para a efetividade da Missão Marista?

O Irmão é um educador e evangelizador entre as crianças, jovens. Em conjunto com colaboradores e Leigos que partilham do carisma marista, anunciam a Boa Nova de Cristo, educando, defendendo e promovendo os direitos das infâncias e juventudes.

Quem são os Leigos e Leigas Maristas?

São pessoas que, ao longo da vida, despertam a vocação para viver o carisma de Champagnat. A presença marista no mundo é fruto da comunhão de pessoas movidas pelo legado do fundador do Instituto Marista. Junto aos Irmãos Maristas, os Leigos e Leigas partilham a Missão, seja atuando nas estruturas ou reunindo-se em fraternidades. No mundo marista existem diversas formas de expressar e viver o laicato Marista. No Brasil, um exemplo é o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

O que é a nova relação Irmãos e Leigos?

O Instituto Marista acredita que a nova relação entre Irmãos e Leigos é um caminho de comunhão e corresponsabilidade, vivido por homens e mulheres que partilham a herança espiritual de Champagnat e realizam juntos a missão educativa marista.