O Centro Marista de Defesa da Infância é uma iniciativa da Rede Marista de Solidariedade (RMS) na luta pela defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens do Paraná. Por meio de sua atuação no Sistema de Garantia de Direitos (SGD), contribui para que crianças e jovens tenham seus direitos reivindicados com prioridade absoluta, conforme determina a Convenção Internacional Sobre os Direitos da Criança, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Centro Marista de Defesa possui três áreas de atuação:

Assessoramento: Contribui para a formação contínua de educadores, gestores e agentes do Sistema de Garantia de Direitos, articulando parcerias para implantar projetos com temas atuais de incidência na promoção, defesa e garantia de direitos.

Monitoramento: Visa implementar um sistema de monitoramento de direitos de crianças e adolescentes no Paraná e fomentar a cultura de diagnóstico e planejamento. A área subsidia os diversos grupos sociais, tornando possível incidir politicamente nos projetos, programas e/ou serviços de atendimento em curso.

Orçamento: Com a premissa do princípio da Prioridade Absoluta e à destinação privilegiada de recursos públicos para a área da infância e adolescência previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, contribui com a análise das políticas públicas e dos direitos humanos da criança e do adolescente, com o olhar e o acompanhamento do Orçamento Público no Estado do Paraná, a fim de assessorar os atores do Sistema de Garantia de Direitos e a Rede Marista de Solidariedade para a incidência política e o controle social.

Acesse o site: www.centrodedefesa.org.br

Projetos de Destaque