O Projeto Comunitário é uma disciplina comum a todos os cursos de graduação da PUCPR e faz parte das ações no eixo da Educação para a Solidariedade.

O Projeto Comunitário é uma disciplina que leva os estudantes ao encontro de novos horizontes e desafios, despertando-os para ações humanas e solidárias.

Implantado em 2002, o objetivo é engajar os estudantes a usar seu potencial acadêmico no atendimento a crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, indígenas, albergados, dependentes químicos e outras comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Uma das principais caraterísticas do Projeto Comunitário é ser predominantemente vivencial e desenvolver, nos estudantes, aprendizagens significativas, lições de vida e competências para uma vida solidária.

O Núcleo de Projetos Comunitários é a instância administrativa responsável por operacionalizá-lo em todos os câmpus da PUCPR. A rede atendida pelos jovens do Projeto Comunitário abrange mais de uma centena de instituições sociais e ambientais pertencentes ao primeiro e terceiro setores da sociedade.

Semestralmente, cerca de 3 mil estudantes optam entre mais de 300 diferentes ações nas áreas da Cultura, Entretenimento, Saúde, Educação, Cidadania, Meio Ambiente, Geração de Renda, Valores Humanos e muitas outras.

Milhares de pessoas em mais de 30 municípios do Paraná são impactadas diariamente pelo Projeto Comunitário. Saiba mais em: pucpr.br/projetocomunitario