MSMDentre as diversas iniciativas de solidariedade desenvolvidas pela Pastoral do Grupo Marista, a Missão Solidária Marista (MSM) é uma das mais significativas. Trata-se de uma atividade que tem por objetivo promover a Educação para a Solidariedade, a partir de uma experiência vivencial de aprendizado recíproco e dialógico.

A Missão Solidária Marista acontece desde 2005 e é uma experiência cada vez mais significativa de transformação social para os jovens agentes e as comunidades visitadas. Deseja-se sempre que esses jovens consigam olhar a realidade encontrada e, assim, refletir sobre seu papel como agentes de mudanças no mundo, para que, ao retornarem a suas cidades, consigam ser promotores de um mundo mais fraterno, justo e solidário.

Durante uma semana, jovens Maristas dos Colégios, Unidades Sociais, Ensino Profissionalizante e Universidade são convidados a deixarem seus afazeres de lado para inserirem-se em realidades desafiadoras, sobretudo na vulnerabilidade social. Nesse período, há troca de experiências de vida entre jovens e moradores, a fim de despertar tanto a sensibilidade solidária e a espiritualidade transformadora dos participantes quanto maiores emancipação e unidade das comunidades que acolhem a experiência.

Todas as atividades que compõem uma Missão Solidária Marista estão vinculadas à realidade da comunidade-sede. Além da reforma de locais públicos, como a pintura de muros e limpeza de jardins e praças, há também espaços de debate, visita missionária às famílias, festivais culturais e atividades socioeducativas e recreativas para as crianças e jovens da região.