Pela primeira vez na história da Igreja, o Vaticano lança um documento que define claramente a identidade do religioso Irmão, que representa um quinto dos religiosos masculinos do mundo. O material, intitulado “Identidade e Missão do Religioso Irmão na Igreja” e escrito pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, apresenta a fraternidade como o cerne da identidade do Irmão.

O documento aborda a fraternidade como um presente que o Irmão recebe da Trindade Divina; uma comunhão de pessoas; um dom que ele partilha com seus Irmãos na vida fraterna em comunidade e um presente que oferece ao mundo. Embora o texto seja destinado particularmente a religiosos Irmãos, a leitura deve se estender a todas as vocações na Igreja, especialmente a vocação religiosa de Leigos e Leigas.

O conteúdo apresenta abundância de imagens bíblicas, constante referência à Palavra de Deus e ao magistério da Igreja e profunda representação da vocação e Missão do Irmão. Recomenda-se a leitura do documento a todos os Irmãos, Colaboradores, Leigos e Leigas Maristas. A obra pode ser adquirida na Editora Paulinas (Documentos da Igreja 40).