Na última sexta-feira (24), o Governo Geral divulgou para todos os Maristas de Champagnat a Mensagem do XXII Capítulo Geral dos Irmãos Maristas, que se realizou em Rionegro, na Colômbia entre os dias 8 de setembro e 20 de outubro.

O núcleo da mensagem é o slogan: Caminhemos como Família Global, desenvolvido em cinco apelos, que podem se expressar também como oração:

Transforma-nos, Jesus, e envia-nos
como uma família carismática global, farol de esperança neste mundo turbulento,
para ser o rosto e as mãos de tua terna  misericórdia.
Inspira nossa criatividade para sermos construtores de pontes,
caminhar com as crianças e jovens marginalizados pela vida,
e responder com audácia às necessidades emergentes.

A mensagem é fruto de um exercício de discernimento dos capitulares, que buscaram responder a duas perguntas fundamentais:
Quem deseja Deus que sejamos neste mundo emergente?
Que deseja Deus que façamos neste mundo emergente?

Os 5 apelos, respostas a essas interrogações, se aplicam depois em cinco áreas da vida e missão maristas: nossa vocação de Irmãos; nossa missão; as relações irmãos-leigos, como Maristas de Champagnat; o governo; e o uso dos bens.

Clique aqui e conheça o site elaborado com o apoio da Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista) para divulgar a mensagem. Nesse espaço digital, além da mensagem, é possível baixar outros documentos do Capítulo. Aos poucos serão acrescentados recursos inerentes aos 5 apelos, que serão protagonistas na vida e missão dos Maristas de Champagnat durante os próximos 8 anos.