De 15 a 21 de agosto, acontece a Semana Vocacional Marista com o tema: “Vocação Marista: chamado a uma grande missão”. Com o objetivo de mobilizar, sensibilizar e fomentará espaços de reflexão para o fortalecimento da Animação Vocacional nas Províncias, a Semana Vocacional Marista, iniciativa da União Marista do Brasil (Umbrasil), é realizada no mês em que a Igreja discute e busca conscientizar adolescentes e jovens ao chamado de servir.

Para o Coordenador da Área de Vida Consagrada e Laicato da UMBRASIL, Ir. Natalino Guilherme, os ambientes de discussão serão “oportunidades especiais para que o tema vocacional encontre acolhida em todos os espaços maristas nas Províncias do Brasil. A semana vocacional oferece formas e meios criativos para entender que a vocação se traduz, em última instância, no modo particular com que nos relacionamos com Deus, com os demais e, enfim, com toda a criação. Ela dá sentido à missão que desempenhamos e é, ao mesmo tempo, confirmada por esta missão.”

A Umbrasil disponibilizou no Youtube vídeos que abordam as vocações e a importância das escolhas seguidas ao longo da vida. Assista os vídeos e conheça a página dedicada à Semana Vocacional.

O Mês Vocacional na Igreja

Com o tema “Misericordiosos como o Pai” (cf. Lc 6, 36), a atividade proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) busca motivar a oração pelas vocações nas comunidades, paróquias e dioceses.

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados (CMOVIC) e a presidência nacional da Pastoral Vocacional/SAV oferecem subsídios, com roteiros catequéticos, com os seguintes temas:

1º) “A Vocação Nasce na Igreja”

2º) “A Vocação Cresce na Igreja”

3º) “A Vocação é Cultivada na Igreja”.

O material também traz roteiro oracional, cantos e reflexões do Papa Francisco sobre as vocações e sugere documentos para auxiliar nas missas dominicais do Mês Vocacional:

7 de agosto – vocação ministério ordenado: diáconos, padres e bispos;

14 de agosto – vocação matrimonial;

21 de agosto – vocação à vida consagrada;

28 de agosto – vocação dos leigos.

Conheça os subsídios disponibilizados pela CNBB.