No dia 10 de outubro, foram nomeados os seguintes Irmãos para a composição do Conselho Geral do Instituto Marista:

1)   Irmão Ben Consigli  da Província Marista Estados Unidos

2)   Irmão João Carlos do Prado da Província Marista Brasil Centro-Sul

3)   Irmão Josep Maria Soteras Pons  da Província Marista Casa Geral (de L´Hermitage)

4)   Irmão Kenneth Charles McDonald  da Província Marista Austrália

5)   Irmão Óscar Martin Vicario  da Província Marista África Austral (de Compostela)

6)   Irmão Sylvain Ramandimbiarisoa  da Província Marista Madagascar

Tais Irmãos são chamados Conselheiros Gerais e com o Ir. Luiz Carlos Gutiérrez Blanco (Vigário Geral) formam o Conselho Geral do Ir. Ernesto Sanchéz (Superior Geral) para o mandato 2017–2024 do Instituto Marista, que se estende de um Capítulo Geral ordinário a outro.

Nos próximos 8 anos, esse Irmãos formam uma comunidade internacional na Casa Geral (Roma), centrada na experiência do Deus encarnado, na mística e missão compartilhadas por Irmãos, Leigos e Leigas (Maristas de Champagnat) para construir um tecido missional, gerador de vida e de esperança às realidades das 27 Unidades Administrativas (Províncias), atualmente reunidas em seis Regiões pelos cinco continentes da nossa presença e missão educativa, evangelizadora e solidária junto às crianças e jovens, especialmente os mais necessitados.

Atuam colegialmente no serviço da animação, gestão e governança do Instituto, reunindo-se periodicamente para planejar, acompanhar e avaliar a situação do Instituto, definir a política de conjunto do governo geral e examinar questões prioritárias da vida e missão da nossa família religiosa. Com a realização do XXII Capítulo Geral, esses Irmãos têm a especial missão de cuidar do corpo global, de animar e consolidar os princípios e orientações definidos e aprovados nessa sessão capitular, de encaminhar a Regra de Vida (Constituições) e Estatutos para aprovação junto à Santa Sé e, posteriormente, de apresenta-la a todos os Irmãos do Instituto.

A Província Marista Centro-Sul (Grupo Marista) deseja a todos um fecundo tempo pela frente na missão de conduzir o Instituto Marista ao volver o olhar e as energias para o essencial e a oferecer qualidade evangélica e fidelidade criativa à nossa vocação e à nova aurora do carisma Marista.