O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, foi reconduzido ao cargo no dia 14 de dezembro para estar à frente da universidade no período de 2017 a 2021. Na solenidade de posse, ocorrida no Câmpus Curitiba, também foram empossados o vice-reitor, Vidal Martins; a pró-reitora de Graduação, Maria Beatriz Balena Duarte; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Paula Trevilatto e o pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão, Ir. Rogério Renato Mateucci.

Na cerimônia, Gremski ressaltou as mudanças na metodologia de ensino que a Reitoria implementou nos últimos anos e a necessidade de adaptar a Instituição ao mundo atual e aos desafios impostos pelo futuro. “O jovem de hoje não quer ser mais um ser adestrado, sentado em fileira, copiando alguma coisa do quadro quando ele sabe que aquilo pode ser baixado da internet. Não faz mais sentido”, ressaltou o reitor referenciando o professor e pesquisador de filosofia da Instituição Jelson Oliveira.

Como preparar um estudante para resolver problemas complexos usando tecnologias que ainda não conhecem? Como formar um cidadão global? Para Gremski, são essas perguntas que movem o futuro da PUCPR. “O caminho que vislumbramos e decidimos seguir tem a ver com a Formação por Competências, que busca tornar os estudantes aptos a serem aprendizes autônomos por toda a vida, pela mobilização de saberes de forma integrada para resolver problemas. Saberes que devem ser entendidos principalmente como capacidade de realização, com domínio de conhecimento para realizar e não apenas para memorizar, saberes com base em valores e atitudes”.

De acordo com o reitor, a grande proposta de valor e desafio da Universidade nos próximos anos é formar, de maneira integrada, profissionais competentes e cidadãos solidários, com foco em uma realidade onde mudanças disruptivas aconteçam permanentemente e obriguem nosso estudante a tentar desafios complexos, ainda desconhecidos.

Na ocasião, o presidente do Grupo Marista, Ir. Délcio Balestrin, sinalizou que o sucesso da PUCPR é “educar, buscando formar profissionais competentes e bons cidadãos, generosos, éticos e justos”. “Estamos felizes com a aprovação do nosso arcebispo, Dom Peruzzo, da Sagrada Congregação da Educação Católica do Vaticano, e da presidência do Grupo Marista para a nova composição 2017/2021 da reitoria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná”, ressaltou Ir. Benê Oliveira, superior provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul.

No mesmo dia (14), no TUCA, foram empossados os coordenadores de cursos de Graduação e programas de Pós-Graduação das Escolas e demais Câmpus da PUCPR.