O Juizado Especial PUCPR-Cajuru foi inaugurado no dia 5 de junho a partir de um convênio do Tribunal de Justiça do Paraná com a PUCPR. A primeira unidade dentro de uma universidade do Paraná atenderá cerca de 200 mil pessoas que vivem em sete bairros de Curitiba – Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim Botânico, Jardim das Américas, Prado Velho e Uberaba.

O juizado tem competência para processar e julgar causas cíveis envolvendo até 40 salários mínimos e criminais decorrentes de infrações de menor potencial ofensivo. “É uma iniciativa inovadora que busca aproximar ainda mais o meio acadêmico da sociedade e desenvolver nos estudantes de Direito a vivência da realidade do cotidiano forense”, afirma Eduardo Agustinho, decano da Escola de Direito da PUCPR.

O Juizado Especial foi incorporado ao prédio do Núcleo de Prática Jurídica da PUCPR. Assim, o cidadão, além de ter acesso aos serviços do TJ-PR, contará com o apoio jurídico oferecido pelo núcleo. “A instalação do Juizado é fruto do projeto Juizados Especiais nas Universidades. Em nosso estado, a PUCPR, em consonância com a sua notável tradição de responsabilidade comunitária, foi pioneira, sendo a primeira a oferecer gratuitamente as suas primorosas instalações”, explica a desembargadora Lídia Maejima, 2ª vice-presidente do TJ-PR e supervisora-geral do Sistema dos Juizados Especiais do Estado do Paraná.

“O Juizado descentralizado representa uma moderna concepção de Justiça, em que ela vai ao encontro do povo. Uma Justiça mais célere, pronta e eficaz”, completa o presidente do TJPR, Renato Braga Bettega.

Após uma primeira fase de ambientação, acadêmicos de Direito poderão ser envolvidos no atendimento inicial ao público, sob a orientação dos professores e supervisão do TJPR. Para o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, esta é uma iniciativa inovadora que demonstra um gesto de cidadania e solidariedade. “É um gesto de importância extraordinária. Cumprimos nosso dever e abrimos as portas da Universidade para o Tribunal de Justiça do Paraná. Assim ficamos ainda mais próximos do cidadão comum, que terá acesso às duas instituições”, diz.

Serviço

O Juizado funcionará no mesmo endereço do Núcleo de Prática Jurídica da PUCPR, localizado na Rua Iapó, 1.111, no Prado Velho, em Curitiba-PR. O atendimento ao público do Juizado ocorre das 13 às 18 horas. Serviços do Núcleo da PUCPR estão disponíveis das 7h30 às 22 horas. O telefone para contato é 41 3271-1957. Site: www.pucpr.br/escola-de-direito/nucleo-de-pratica-juridica