O professor do Curso de Teologia da Católica de Santa Catarina, Fabrizio Catenassi, está assessorando a produção de um estudo para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chamado “O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora da Igreja no âmbito universitário”. Trata-se da revisão do estudo de mesmo nome, que saiu em sua primeira versão em 2013.

O texto apresenta as diretrizes para a evangelização no âmbito universitário no Brasil. Esse espaço compreende os ambientes de cultura e saber, o ensino, pesquisa e extensão e os seus agentes: professores, estudantes e colaboradores. O estudo no qual o professor presta assessoramento passará por pareceristas da CNBB e depois será publicado para a Igreja no Brasil.

A expectativa é que a publicação em forma de livro para todo o país aconteça no segundo semestre. Fabrizio explica que os estudos da CNBB têm um impacto forte no Brasil porque toda a ação evangelizadora da Igreja, conduzida pelos membros das comunidades, é acolhida pelos bispos, em colegiado. Em geral, o texto é considerado para a elaboração dos planos pastorais das dioceses e arquidioceses do Brasil.

“O estudo passou pela consulta de representantes das pastorais universitárias de todo o Brasil e contou com a participação de professores, colaboradores e universitários, para garantir que o trabalho nasça da vida das comunidades e seja orientado para transformá-las”, explica o professor.

Fabrizio compõe a equipe de redação e presta a assessoria teológica do texto. Ele participa desde 2011 do Setor Universidades da CNBB, que é uma estrutura da Comissão Episcopal para a Educação e Cultura.