De 23 a 27 de julho, o Comitê da Missão se encontrou para sua terceira reunião formal. Estiveram presentes: Frank Malloy, Paulo Serino de Souza, Superintendente do Grupo Marista, Ir. Gregorio Linacero, Ir. Marciano Guzmán, Ir. Ador Santiago e Mike Greeff.

Da Administração geral participaram Marzia Ventimiglia, Luca Olivari, Ir. Libardo Garzón (ecônomo geral), Ir. Luis Carlos Gutiérriez (vigário geral) e Ir. Ben Consigli (conselheiro geral).

A reunião foi planejada e organizada pelo Secretariado da Missão, Irmãos Carlos Rojas (diretor) e Mark Omede (diretor adjunto). O Ir. Teófilo Minga foi o tradutor.

Os cinco dias da reunião foram intensos e vários temas gerais foram abordados. Em primeiro lugar, o conceito de serviços compartilhados; o que já existe, a análise posteriormente realizada e o que é possível realizar. Isso inclui uma análise do mercado global da educação.

A estratégia e a planificação estratégica foram os enfoques seguintes. O debate continuou com a contribuição do Comitê da Missão sobre o processo de planificação estratégica. Em seguida, os Irmãos Luis Carlos e Ben Consigli apresentaram o plano estratégico geral do Instituto.

Na quarta-feira, o Comitê refletiu sobre diversas formas de estruturas jurídicas e o que poderá ser apropriado a nosso mundo marista em todos os níveis.

Finalmente, centrou-se sobre as redes e as questões estruturais à luz das discussões anteriores. Foi apresentado um estudo sobre a criação de redes dentro do Instituto e uma proposta piloto para o lançamento de uma Rede Global de Escolas Maristas.

Na sexta-feira, o Ir. Luis Carlos dirigiu a discussão sobre as expectativas desse Comitê, seu trabalho, sua forma e seu apoio ao Conselho Geral.

O resultado dessa reunião será levado à próxima sessão plenária do Conselho Geral. Isso indicará a forma de apoio que esta equipe pode oferecer ao Conselho Geral à medida que seguimos os Apelos do Capítulo.

O trabalho do Comitê, conforme descrito acima, se entrelaçou com a riqueza das relações e interações de uma maneira mais informal.

No encerramento, um sentimento de todos que trabalharam tão intimamente juntos durante a semana foi a sensação de que um real impulso e progresso está aumentando à medida em que a equipe se desenvolve.

A diversidade, experiência e comprometimento da equipe do Comitê Geral da Missão é um forte apoio e recurso para a nova liderança do Instituto.