Entre os dias 3 e 4 de dezembro de 2016 a PJM Universitária realizou em Londrina (PR) a terceira edição do encontro celebrativo, que tem como propósito reunir os jovens integrantes da Pastoral da Juventude Marista (PJM) dos quatro câmpus da PUCPR e também das duas unidades da Católica de SC.

Desta vez, o tema foi: “Jovens em torno da mesma mesa”, no qual  estiveram presentes 41 estudantes oriundos dos 6 câmpus citados acima. Também fez parte da equipe, o professor Jully Mar (prof. de História no Colégio Santa Maria de Curitiba) e o Irmão João Batista (Diretor Institucional do Setor de Pastoral da PMBCS) e ainda 9 pastoralistas das unidades presentes no evento.

O encontro celebrou as ações realizadas durante o ano de 2016 pelos jovens da PJM, promoveu espaço para reflexão e formação dos mesmos e também estabeleceu objetivos para o próximo ano.
Durante o final de semana, o professor Jully provocou a reflexão sobre os elementos característicos da história brasileira e os impactos que ainda são sentidos na sociedade. O Ir. João Batista dialogou sobre elementos do carisma Marista e sua contribuição para a manutenção da missão. Os pastoralistas Marcos Tonasse e Juliana Zanona lembraram a todos sobre a importância, para o contexto de PJM, do senso de liderança servidora. O Coordenador de Pastoral, Valcir Moraes, realizou um momento provocativo junto aos jovens no sentido de pensarem indicativos importantes para a caminhada do grupo e elaboração do planejamento de atividades para o próximo ano.
Esta formação se encerrou com a celebração da Eucaristia. Ao redor do altar, estes jovens que pretendem viver mais de perto o jeito Marista de ser, celebraram suas conquistas e compartilharam seus projetos, acreditando que juntos podem ir além e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana.

Colaboração: Juliana Zanona e Marcos Gleiser