Sessenta e três adolescentes e jovens maristas encontraram-se simultaneamente em Brasília (Brasil) e Querétaro (México) no mês de junho, buscando formas de concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Alguns dos objetivos incluem superar a pobreza e a fome, promover a igualdade de gênero, reduzir as desigualdades e fazer ações para preservar o clima.

O ‘Encontro Interamericano de Adolescentes e Jovens em torno dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável’ deu continuidade ao processo implantado pela Rede Coração Solidário Marista e a Fundação Marista para a Solidariedade Internacional (FMSI) para promover o protagonismo da infância e da juventude no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no continente americano.

Durante dois dias, adolescentes e jovens maristas, no caso do México, também de Save The Children e Aldeas Infantiles, refletiram sobre os objetivos da ONU, conheceram os mecanismos internacionais para monitorar o avanço dessa agenda e elaboraram propostas de ação.

Como resultado do encontro, mediante intercâmbio virtual entre os participantes dos dois países, foi redigida uma declaração na qual definiram os objetivos prioritários, propostas de ação dos jovens e elaboraram recomendações para os governos e para a sociedade civil.

As principais contribuições da declaração foram partilhadas por três jovens do México num evento paralelo, ‘Promovendo comunidades seguras e incluidoras para a infância’. Foi realizado por organizações que integram o Movimento Mundial pela Infância na América Latina e Caribe e pelo Foro Político de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável 2018.

Nos próximos meses, a partir de diferentes instâncias maristas no Brasil e no México, em coordenação com outras organizações, haverá um acompanhamento da aplicação das propostas de ação elaboradas pelos jovens durante o encontro de junho.

Para os eventos houve apoio por parte do Colégio Marista Champagnat, Taguatinga, Brasília; Colégio Marista de Brasília; Colégio Marista João Paulo II, Brasília; Colégio Marista Santa Maria, Curitiba; Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato, Curitiba; Colégio Marista Ir. Jaime Biazus; Centro de Direitos Humanos Fr. Francisco de Vitoria; Organização e Ação Comunitária Altépetl.