Durante os dias 25 e 26 de agosto, aconteceu no Colégio Marista Santa Maria (Curitiba) a IV Jornada Provincial Marista das Juventudes (JPMJ). A partir do tema e lema ‘Inspirados por Maria: chamados a ser casa de luz e farol de esperança para o mundo’, a atividade teve como objetivo congregar as juventudes Maristas em um espaço para a reflexão, oração, partilha, discussão e celebração. A Jornada contou com a presença de aproximadamente 900 participantes – jovens, colaboradores e Irmãos Maristas vindos de diversos lugares da Província Marista Brasil Centro-Sul.

Confira abaixo o relato do Vocacionado Marista, Nathan da Costa, sobre o evento:

Atentos às chamadas do Instituto Marista, a JPMJ iniciou na manhã de sábado (25) com a colaboradora (e participante do XXII Capítulo Geral) Jimena Grignani e o afiliado Marista Padre Vilson Groh, que discorreram a temática “Família Carismática Global: casa de luz, farol de esperança e construtores de pontes”. Os jovens foram provocados a, independentemente dos desafios, terem a coragem de ser essas luzes nos espaços em que estiverem, a fim de estabelecerem relações com seu próximo.

Na parte da tarde, diversos convidados mediaram workshops de abordagem sócio-político-eclesial, com temas que se conectavam ao XXII Capítulo Geral, com a Campanha da Fraternidade 2018-2019 e a Jornada Mundial da Juventude 2019. Alguns temas foram: objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), o Sagrado no feminino, Doutrina Social da Igreja, empoderamento juvenil, inclusão e acessibilidade, entre outros. Cada jovem teve a oportunidade de passar por dois temas.

A noite foi dedicada a um intenso momento de oração marial e, após as bênçãos de Maria, celebrou-se os 13 anos da Pastoral Juvenil Marista (PJM), junto com a juventude que com ela cresceu e se desenvolveu. A festa de aniversário contou com a animação de grupo musical formado pelos pastoralistas do Colégio Santa Maria (The Pastoralitles). Houve a oportunidade do reencontrar com os amigos, fortalecer os vínculos e expandir os horizontes da vida. Assim como relata a educanda Rhayssa Krüger do Centro Social Marista Ecológica “No decorrer desses dois dias de jornada aprendemos muito uns com os outros, fazendo com que cada momento fosse especial, desde as palestras até o show. Ela [a jornada] serviu para que nos conhecêssemos melhor, ajudou-nos a entender a luta de cada lugar do centro-sul, a partir das palestras que tivemos. Foram dois dias repleto de conhecimento e apreciação da PJM”, relata.

No domingo (26), o dia teve seu início com Celebração Eucarística presidida pelo Padre Vilson Groh. Após, promoveu-se talk-show com a Irmã Valéria Leal, referência do trabalho com juventudes da cidade de Curitiba, a qual apresentou aos participantes um Cristo jovem e amigo e as diversas possibilidades do chamado de Deus. O encerramento foi agraciado com as palavras motivadoras do Irmão Tiago Fedel.

Um dos destaques da JPMJ foi o fato de contar com uma equipe de trabalho inteiramente jovem. Formada por ex-alunos e educandos, colaboradores (pastoralistas e animadores vocacionais), vocacionados e Irmãos Maristas, essa equipe esteve à frente de todo o processo da atividade, legitimando a premissa de protagonismo juvenil preconizada pela Província.

Espera-se que a chama acesa na JPMJ permaneça viva e seja repassada aos demais jovens Maristas presentes na Província.