O Irmão Ernesto Sánchez, eleito Superior Geral do Instituto Marista durante o Capítulo que aconteceu nos meses de setembro e outubro, está em Curitiba (PR) e juntamente com dois de seus conselheiros, Irmãos, leigos e leigas da Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista), participa do Capítulo Provincial, que acontece até o dia 11 no CMMC.

O Superior chegou ao Brasil ontem, 07 de dezembro, e pode partilhar as experiências vividas durante o Capítulo Geral. No final da tarde os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre a história do irmão, seus planos para o futuro e sobre os apelos que o Capítulo Geral deixou. O “Papeando sobre o Capítulo Geral” foi conduzido pelo Ir. Natalino Guilherme de Souza, Secretário Executivo da Umbrasil.

Para o Ir. Ernesto um dos pontos mais marcantes do Capítulo Geral foi a abertura ao diálogo e a escuta. A partir dessa perspectiva, os irmãos e leigos que estavam na Colômbia, puderam pensar no futuro. “Quando pensamos o mundo Marista nos próximos oito anos as perguntas que ficam em nosso pensamento são: quem deseja Deus que sejamos e o que deseja Deus que façamos”, explica.

Já para o Ir. Óscar Vicario, um dos conselheiros que acompanha o Superior Geral, a ideia de família global vai determinar os caminhos que serão seguidos no Mundo Marista. “Vamos olhar para o mundo e executar nossas tarefas com o estilo dos Maristas, sempre com atenção voltada para as necessidades das crianças e jovens”, comenta.

O Irmão João Carlos do Prado, conselheiro que representa a Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista), destacou a preocupação com as normativas que regem o Instituto Marista. “Uma das nossas grandes preocupações é o que se pede aos Irmãos Maristas nesse novo cenário e cuidar da vocação de cada um deles”, diz.

Além do Ir. Ernesto Sánchez, do Ir. Joaquim Sperandio e dos Conselheiros, Jimena Grignani, leiga e colaboradora Marista, participou do momento de partilha de informações e reflexões, juntamente com os colaboradores Priscila Staniski e Laercio da Cruz Loureiro, da Diretoria de Tecnologias e Sistemas, que estiveram na Colômbia dando suporte e auxílio em todo o processo de votação do Capítulo Geral.