Comunicamos a nomeação do Irmão Ernesto Sánchez, de origem mexicana da Província Marista México Ocidental, como Superior Geral do Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas.

Ele foi eleito pela assembleia de Irmãos, reunida em sessão do XXII Capitulo Geral, em Medellín, Colômbia, para um período de 8 anos (2017 – 2024).

O Superior Geral é considerado o sucessor de São Marcelino Champagnat no governo do Instituto dos Irmãos Maristas. De acordo com as Constituições e Estatutos da nossa Família Religiosa (101-102), exerce o serviço de animação espiritual e apostólica e de governança do Instituto ao promover a unidade dos Irmãos em Cristo, dando continuidade à missão do Fundador, adaptando-as às diversas circunstâncias para servir à Igreja e às sociedades às quais somos enviados em missão.

1-01

O Irmão nasceu em Guadalajara, México, no dia 21 Fevereiro de 1961, e é o nono filho de uma família de dezesseis, constituída por seus pais Carlos e Juanis. Aluno marista do pré-primário ao pré-vestibular, entrou no postulado aos 17 anos. Cursou a Escola Normal, no escolasticado e depois, as licenciaturas em Ciências religiosas e Matemática. Em Roma, completou a licenciatura em Pastoral vocacional e, atualmente, está concluindo o mestrado nessa área. Participou do curso para formadores, em Lyon, França.

Foi professor por quatro anos, no nível primário e três, no secundário, sendo ao mesmo tempo formador no juvenato. Durante cinco anos integrou a equipe provincial de pastoral vocacional e juvenil e lecionou no pré-vestibular. Foi diretor do postulado, quatro anos, e em seguida foi chamado à Administração geral, sendo, por 4 anos, secretário das Comissões de Vida religiosa e da Pastoral vocacional e, por dois anos, diretor do Secretariado das vocações. No dia 23 de dezembro de 2008, assumiu como superior da Província do México Ocidental. Foi eleito conselheiro geral em 3 de outubro de 2009 e nomeado Superior Geral em 3 de outubro de 2017.

A Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista) está unida na prece pela missão do Irmão Ernesto Sánchez. Juntos temos a responsabilidade de viver, desenvolver e aprofundar o dom da fraternidade e do carisma Marista à serviço da Igreja e do mundo, por meio da educação evangelizadora de crianças e jovens pelas sendas de “um novo começo”.