Na presença de familiares, Irmãos e amigos, Miguel Fernandes Ribeiro fez a sua consagração a Deus em cerimônia realizada no sábado (19), às 19h30, na Paróquia São Pedro Apóstolo, na cidade de Doutor Camargo (PR).

Captura de Tela 2018-05-23 às 15.18.24

Irmão Miguel e o Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira.

Para o Irmão Miguel, o dia 19 de maio de 2018 será uma data memorável. “De forma definitiva confirmei pelo sim perpétuo o chamado que Deus me fez, Ele que me ama infinitamente, me fez conhecer seu projeto e me consagrou. Como Maria, discípula missionária, aquela que fez tudo o que Ele disse (Jo 2, 5b), renovei com vigor e ânimo o meu compromisso como consagrado, respondendo ao Senhor da Messe para estar atento aos apelos que a Missão Marista me fizer ao longo dos tempos vindouros.”

Na ocasião, o Irmão Miguel agradeceu a todos os presentes e se emocionou com a presença do Ir. Pedro Danilo Trainotti, o primeiro Irmão Marista que ele conheceu aos 6 anos de idade e que o incentivou em sua vocação. Ir Pedro parabenizou o Irmão Miguel publicamente, agradeceu a Deus por sua vida e pela seriedade e dedicação na vida cristã.

O Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira, acolheu os votos do Irmão Miguel em nome do Instituto do Irmãos Maristas. “Quando Cristo se apresenta de verdade no horizonte de uma pessoa, é possível fazer opções corajosas e definitivas, capazes de durar o tempo de uma vida. Estamos felizes com o ato de fé, de mergulho no Mistério, de coragem e de fidelidade do Ir. Miguel. Um Irmão Marista é chamado por Deus, escolhido por Maria e discípulo amado do coração de São Marcelino Champagnat para viver na Igreja o dom da fraternidade, um dom a ser oferecido ao mundo, a ser vivido em comunidade e testemunhado no relacionamento e no exercício da missão junto às crianças e jovens”, relatou Irmão Benê.

Biografia | Ir. Miguel Fernandes Ribeiro

Miguel Fernandes Ribeiro nasceu no dia 12 de maio de 1990. Filho de Nelson Ezequiel Ribeiro e Maria Nair Fernandes Ribeiro, tem três irmãos – Maicon, Angelica e Angela – e uma sobrinha – Eloá. Foi batizado no dia 05 de junho de 1990 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, fruto de uma promessa. Viveu sua infância e adolescência no município de Doutor Camargo (PR). Sua educação básica foi cursada nas escolas: Municipal Padre Mateus Elias, Estadual Regente Feijó e Estadual Doutor Camargo. Sua educação na fé se deu através do seio familiar e da catequese feitas na Capela Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São Pedro Apóstolo. Iniciou sua formação Marista em 09 de fevereiro de 2008 ingressando na Casa de Formação em Jaraguá do Sul (SC). No ano de 2009 fez o Postulado na cidade de Londrina-PR. Ingressou no Noviciado em 02 de fevereiro de 2010, na cidade de Campinas-SP, onde passou a ter acrescido a seu nome a insígnia de Irmão. O segundo ano de noviciado foi feito na cidade de Passo Fundo (RS) e fez seu estágio apostólico na cidade de Santa Maria (RS). No dia 08 de dezembro de 2011 emitiu seus primeiros votos religiosos no Instituto dos Irmãozinhos de Maria. Viveu como escolástico na cidade de Florianópolis (SC), nos anos de 2012 e 2013, e ali concluiu o curso superior de Ciências Religiosas. No ano de 2014 foi enviado à sua primeira comunidade apostólica, em Cascavel (PR), onde reside desde então. Em 2015 concluiu a graduação em Teologia pela PUCPR e atualmente cursa o quinto período em Administração no Centro Universitário FAG em Cascavel. Além disso, está concluindo a pós-graduação em Gestão Escolar pelo Instituto Rhema Educação.

Após 10 anos de vida Marista dedicados a educação e a evangelização de crianças e jovens, o Ir. Miguel retorna a sua comunidade de origem para a emissão de seus votos perpétuos, consagrando-se a Deus definitivamente no Instituto dos Irmãos Maristas.