Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro foi realizado, no Centro Marista Marcelino Champagnat (CMMC), em Curitiba, o I Encontro Interamericano de Formação Marista. O evento teve como lema a provocação de Deus a Abraão, “olha para o céu, conta as estrelas” (Gn 15,5) e contou com a participação de mais de 40 participantes, entre Irmãos, formadores, Provinciais, Leigas e Leigos que vieram de dez Províncias do continente, dispostos a conversar sobre os processos formativos e descobrir uma constelação de novos caminhos e possibilidades para o desenvolvimento da vocação marista.

O vídeo do Irmão Emili Turú motivou o Encontro e a reflexão do Leigo João Luis Gonçalves, colaborador do Setor de Vida Consagrada e Laicato (SVCL), sobre “a jornada de Abraão”, ajudaram o grupo a se colocar a caminho, com a disposição para o novo e com a coragem para ousar.

Em outro momento, os participantes estiveram com jovens de diversos contextos, que permitiu uma troca fecunda de percepções e sentidos das juventudes. O evento também contou com momentos importantes de reflexão pessoal e em grupos, tentando identificar os clamores e as intuições que surgem da formação marista e dos apelos do Instituto, como a internacionalidade, os direitos de crianças e jovens, a relação Irmãos e leigos, entre outros.

O desafio colocado durante toda a programação do evento foi o de encontrar para a formação marista, de Irmãos e de leigas e leigos, caminhos de novidade e esperança para a América. Foram promovidos conversas cheias de alegria, convivência carinhosa e fraterna. A reflexão que ficou do encontro foi a seguinte: se a Abraão Deus prometeu uma grande descendência, porque não acreditar que esse mesmo Deus também nos assegura a fecundidade da promessa e continuidade da missão, como novos maristas de Champagnat?