O Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba, deu início à caminhada para mais uma acreditação internacional. Nos próximos três anos, processos de trabalho serão reavaliados e os colaboradores da instituição serão envolvidos em uma mudança cultural para promover maior humanização. A mobilização tem, no horizonte, a missão de atender os requisitos do modelo Planetree de assistência Hospitalar.
Criado nos Estados Unidos, o Planetree valoriza a experiência do paciente, do visitante e dos trabalhadores. Entre as premissas desse modelo de serviço estão: ambiente de cura com atendimento personalizado e interação humana; envolvimento de familiares e amigos com horário livre de visita; prontuário acessível ao paciente; alimentação saudável; espiritualidade; terapias complementares; ambiente aberto para as artes e entretenimento. Hoje, apenas dois hospitais contam com o selo Planetree no Brasil.
Nessa direção, o Hospital Marcelino tem recebido grupos de voluntariado também atuantes no Hospital Universitário Cajuru  que proporcionam momentos de descontração aos pacientes com música, palhaçoterapia, contação de histórias, entre outros. Esse atendimento humanizado que valoriza o Planetree vai ao encontro do que prezamos como uma instituição Marista. Após esse processo de certificação, somaremos essa conquista à nossa acreditação da Joint Commission International”, afirma o diretor-geral do Hospital, José Octávio da Silva Leme Neto.