No dia 30 de agosto o Hospital Universitário Cajuru completa 60 anos de história. O Hospital presta serviços em múltiplas especialidades, sendo referência no atendimento ao trauma, em urgências e emergências cirúrgicas. Tem como expertises os procedimentos cirúrgicos nas áreas de cirurgia geral e do trauma, cirurgia ortopédica e neurológica.

Com foco na humanização, 100% dos atendimentos são do Sistema Único de Saúde (SUS) – e, por ano, são mais de 80 mil atendimentos ambulatoriais. Conta com cerca de 900 colaboradores e mais de 200 voluntários. Como Hospital Ensino, é campo de estágio para os cursos da Escola de Medicina e Escola de Saúde e Biociências da PUCPR.

Confira abaixo o depoimento do Superior Provincial da PMBCS, Ir. Benê Oliveira:

“A Igreja, desde seu início contribuiu com a civilização ocidental em todos os seus campos: arte, música, arquitetura, direito, economia, moral, ciência, letras, línguas… mas, notadamente o da caridade, o da assistência à saúde. Diferentemente de muitas outras formas de filantropia que esperavam algum retorno de reconhecimento ou de destaque social, as unidades hospitalares católicas sempre pautaram seus atendimentos e assistências de forma gratuita e desinteressada. Por isso, fundou hospitais para socorrer as viúvas, os órfãos, os pobres, os doentes, reconhecendo neles o Cristo que padece naqueles que sofrem. Seria impossível escrever a história completa do compromisso da Igreja com os enfermos e carentes para aliviar-lhes a dor, o sofrimento, as misérias humanas. E, que bom… o Hospital Universitário Cajuru / HUC – uma unidade hospitalar do Grupo Marista, da PUCPR, transcorridos 60 ANOS estar inscrito nessa nobre história da nossa Igreja na continuidade de uma rede imensa de caridade e de assistência aos doentes, a serviço de Curitiba, Região Metropolitana e de todo o Estado do PR. Parabéns e vida longa ao HUC!”