Projetos foram vencedores nas categorias Relacionamento com a Sociedade, Mídia Audiovisual e Memória Empresarial e Responsabilidade Histórica

 

O Grupo Marista conquistou o Prêmio Aberje 2018 em três categorias na etapa nacional. Foram vencedores os cases: Defenda-se!, na categoria Relacionamento com a Sociedade; Memorial Marista, em Memória Empresarial e Responsabilidade Histórica; e Mídia Audiovisual, com o case Retratos de uma Missão. Na última categoria, o Grupo Marista venceu pelo segundo ano consecutivo. Os vencedores da etapa nacional foram anunciados na noite desta segunda-feira (26), em cerimônia realizada em São Paulo (SP).

“Estamos felizes com o resultado da premiação Aberje. Parabéns a todos por tantas premiações recebidas que nos enchem de orgulho, entusiasmo, alegria e compromisso com o aprimoramento permanente, com a criatividade, inovação e reinvenção da missão para o presente e futuro da nossa instituição”, relata com orgulho o Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, Irmão Benê Oliveira.

Conheça os projetos premiados:

Defenda-se!

A campanha Defenda-se!, vencedora na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade, promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível, amigável e preventiva, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade. A campanha está disponível no canal do Grupo Marista no Youtube, em português, inglês, espanhol, libras e em áudio descrição.

Os vídeos explicam para as crianças, por meio de animações, como perceber quando os direitos delas são desrespeitados e a pedirem ajuda e denunciarem os abusos. A campanha foi criada em 2014 e é um projeto do Centro Marista de Defesa da Infância, que faz parte da Rede Marista de Solidariedade em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba. O coordenador do Defenda-se!, Vinícius Gallon, afirma que a iniciativa mostra medidas cotidianas pelas quais as crianças podem evitar situações que venham a culminar em violência sexual, ou ter conhecimento para interromper uma violência que esteja acontecendo.

Para Gallon, o prêmio ajuda a dar visibilidade ao tema. “Há muita desinformação sobre esse assunto, de enfrentamento a violência sexual, dos direitos sexuais e reprodutivos. O Prêmio Aberje reconhece a potência desse projeto. Falar sobre os direitos sexuais das crianças, dar visibilidade e reconhecer essa iniciativa é até mesmo uma oportunidade de esclarecer as dúvidas que as pessoas possam ter”, comenta.

Saiba mais sobre a campanha aqui.

Memorial Marista

Inaugurado em 29 de abril de 2017, o Memorial Marista faz parte da comemoração dos 200 anos do Instituto Marista na Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), que abrange os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, além da cidade de Goiânia. O espaço é dedicado à promoção do patrimônio cultural, histórico e espiritual Marista, por meio de ações educacionais, artísticas e religiosas, bem como processos qualificados de pesquisa, catalogação, conservação da memória Marista e de seu legado para a Igreja e para a sociedade.

O Memorial tem quatro áreas de atuação estratégicas: formação e aprofundamento da identidade Marista; organização do arquivo provincial, junto com a preservação e segurança da memória documental, pesquisa e documentos históricos Maristas; formação de novos quadros de pesquisadores na área do patrimônio histórico Marista e exposição sobre a história do Instituto Marista.

Segundo o diretor do Memorial, Dyogenes Philippsen Araújo, o espaço tem se consolidado como um grande centro de pesquisa, preservação e difusão da memória Marista. “O Memorial tem forte conexão com a sociedade pela proposta de trabalhar a história da instituição paralela aos grandes fatos e eventos da história da humanidade. Vale lembrar que os Irmãos Maristas estão no Brasil há 120 anos atuando por meio da educação básica e superior, além da ação social”, explica.

 

Retratos de uma Missão

A série de vídeos Retratos de uma Missão, premiada em Mídia Audiovisual, mostra como pessoas que tiveram suas vidas impactadas por meio da missão Marista vivenciam os valores Maristas e os aplicam nas atividades de seu cotidiano. O objetivo é registrar, divulgar a Missão que se realiza junto aos colaboradores, crianças, jovens, famílias e comunidades. Os vídeos estão disponíveis no YouTube, no canal do Grupo Marista.

Foram gravados nove vídeos que possuem de 3 a 5 minutos. Segundo Diogo Luiz Galline, do Setor de Identidade e Missão, o projeto nasceu com o propósito de retratar quem faz parte da Missão Marista. Ele explica que as pessoas que foram impactadas por essa Missão seguem atuando como agentes transformadores em suas realidades. “Projetos como esse reforçam a importância de fazermos o que fazemos, ou seja, de que somos um espaço gerador de vida na qual as pessoas são influenciadas pelos valores Maristas”, afirma.

Sobre a importância do Prêmio Aberje, Galline diz que isso representa um reconhecimento ao esforço de cada pessoa que trabalha, vive e acredita na Missão Marista. “Esse prêmio não pertence a uma ou outra pessoa, senão a toda uma Província que diariamente se empenha na construção de um mundo mais fraterno e humano”.

Os vídeos, foram produzidos em formato de storytelling e documentam a vivência da Missão Marista destes personagens reais. O material, desenvolvido pelo setor de Identidade e Missão, tem inspirado muitas pessoas a vivenciarem cada dia mais a Missão Marista.

Confira os vídeos aqui.

Prêmio Aberje

O Prêmio Aberje foi criado em 1967 e reconhece as organizações e os profissionais que se destacam na área da comunicação empresarial brasileira. Desde sua criação, o prêmio acompanha as mudanças do setor e ajuda a promover melhores práticas da comunicação empresarial em todo o Brasil. Foi eleito em 2013 o mais importante prêmio setorial pelos direitos da comunicação das principais empresas do país.