De 27 a 30 de abril, Irmãos, Leigas e Leigos do Grupo Marista estiveram reunidos em Curitiba, no Centro Marista Marcelino Champagnat (CMMC), para a realização de três assembleias: Assembleia das Instituições Jurídicas do Grupo Marista, Assembleia Provincial de Irmãos e Assembleia Provincial de Leigas e Leigos Maristas. Na ocasião, também ocorreu a inauguração do Memorial Marista, um marco dos 200 anos de Fundação do Instituto Marista e a Missa de Votos Perpétuos do Ir. Tiago Fedel.

Assembleia das Instituições Jurídicas do Grupo Marista e Assembleia Provincial de Irmãos

Seguindo a tradição fundacional dos tempos de Champagnat e as orientações do XVI Capítulo Geral (1967-68), o Superior Provincial, Ir. Joaquim Sperandio, convocou a Assembleia Provincial dos Irmãos, com o intuito de reuni-los para um momento de discussão, estudo e deliberação acerca dos rumos da Província. Foram abordados temas como a sustentabilidade do projeto da organização religiosa, presente no planejamento estratégico do Grupo Marista, bem como os desdobramentos dos projetos da Região América Sul.

Dessas duas assembleias participaram 67 Irmãos que se dedicaram ao estudo, reflexão e debate dos relatórios econômico-financeiros das Instituições Jurídicas do Grupo Marista (ABEC, APC, FTD, ISCM e UCE), referentes ao ano civil de 2016, bem como sobre outros diversos  temas da animação da vida provincial, dentre eles: encaminhamentos sobre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia; destaques dos programas e projetos desenvolvidos pelos Setores Provinciais e das Frentes de Missão; reflexão sobre o status da criação da Organização Religiosa para a sustentabilidade das comunidades dos Irmãos; partilha sobre a organização da Região América-Sul entre outros temas.

De acordo com o Ir. Joaquim Sperandio, foi um momento propício para a vivência em comum e estreitamentos dos laços fraternos e do carisma entre Irmãos, lideranças, colaboradores e leigos para a apresentação dos relatórios e para discussão de temas relevantes e de interesse de todos.

Assembleia Provincial de Leigos e Leigas Maristas

A Assembleia Provincial de Leigas e Leigos Maristas reuniu 62 pessoas de diferentes expressões laicais da Província (MChFM, Laicato Jovem, Grupos Laicais, Voluntariado, Afiliados, entre outros) para apresentar o Plano Provincial do Laicato, intitulado Praça da Vida Marista, que prevê um lugar de encontro e acolhida no qual se celebra a tradição e se projeta o futuro de Irmãos, Leigos e Leigas, juntos na missão e no desenvolvimento do carisma Marista.

A Praça não está solta no espaço, isto é, encontra-se inserida em uma realidade social, eclesial e institucional. A entrada na Praça dá-se por grupos e comunidades que se reúnem a partir do carisma Marista, tais como MChFM, Laicato Jovem, grupos laicais e demais.

Em toda sua extensão estão distribuídos os projetos e experiências formativas vivenciais, que podem ser acessados por todos os interessados em participar de um processo formativo rico de possibilidades e com diferentes níveis de aprofundamento e adesão. Por fim, existem na Praça os caminhos que as pessoas podem utilizar para fazer o itinerário vocacional, conforme as suas necessidades e especificidades.

Praça2

Praça da Vida Marista

A Praça da Vida Marista recebeu o apoio dos Irmãos reunidos em Assembleia. De acordo com o Ir. Avelino Spada, “o Espírito Santo está agindo para que as Leigas e os Leigos Maristas façam a descoberta da vocação laical, cada vez mais integrados aos Irmãos, comunidades, à Igreja e ao Instituto; revela a Igreja em saída, que vai ao encontro das crianças e jovens”, afirma.

Memorial Marista

No sábado (29) foi inaugurado o Memorial Marista, uma obra que tem a missão de promover o patrimônio cultural, histórico e espiritual do Instituto Marista por meio de ações educacionais, artísticas e religiosas, bem como processos qualificados de pesquisa, catalogação, conservação da memória Marista e de seu legado para a Igreja e para a sociedade.

O espaço foi pensado com o objetivo maior de resgatar e preservar os feitos e registros históricos da trajetória de 200 anos de fundação do Instituto Marista e de divulgá-los à comunidade Marista e às gerações que a ele acorrerão em busca do conhecimento e do aprofundamento da vitalidade e perenidade do carisma marista que chegou até nós por São Marcelino Champagnat e pelos primeiros Irmãos.

1C3A0183

Memorial Marista

O Superior Provincial, Ir. Joaquim Sperandio, afirma que o Memorial é um espaço que foi pensado para inspirar as pessoas pelo carisma e Missão Marista. O diretor da unidade, Ir. Benê Oliveira, explica que o Memorial é um projeto que privilegia a compreensão dos valores culturais institucionais e a difusão dos mesmos para o mundo marista. “O Memorial, seguramente, ajudará os Maristas de Champagnat a perceberem a relevância do nosso patrimônio histórico e espiritual como um campo verdadeiro e sustentador da nossa cultura bicentenária e de sua divulgação e expansão”, afirma.

1

2

3

Inauguração Memorial Marista

Exposições

Contemporâneo nas linguagens, tecnologias e expressões, o Memorial convida os visitantes a fazerem uma experiência sensorial de imersão na história Marista. O coordenador do espaço, Dyógenes Philipsen Araújo, salienta que a exposição de longa duração, traz fatos marcantes da fundação do Instituto, da vida e obra de Marcelino Champagnat e da presença Marista no Brasil. “Por meio de recursos tecnológicos, a exposição proporciona experiências sensoriais e espirituais que transcendem ao seu pensamento consciente e instiga a reflexão sobre as temáticas”, afirma.

Além da exposição de longa duração, há também a exposição de curta duração, que apresenta trabalhos resultantes de pesquisa iconográfica especializada no patrimônio histórico e espiritual Marista e as exposições itinerantes, organizadas para que possam circular pelas unidades do Grupo Marista.

DSC_1434

DSC_1459

2017-073DSC_1922 cópia

2017-073DSC_1937 cópia

2017-073DSC_1953 cópia

2017-073DSC_1954 cópia

2017-073DSC_1956 cópia

2017-073DSC_1967 cópia

2017-073DSC_2009 cópia

Memorial Marista

Pesquisa

Um dos pilares do Memorial é o investimento em pesquisa. Boa parte do legado do fundador e dos documentos fundamentais do Instituto estão disponíveis para consulta por meio do Arquivo Provincial e da Biblioteca Ir. Francisco, que está se configurando como um espaço de guarda de livros, publicações, artigos, fotos, circulares e cartas. Há ainda os Laboratórios de Pesquisa, que reúnem pesquisadores para o aprofundamento de temáticas específicas da história Marista.

Publicações

O Memorial Marista tem como objetivo se tornar um centro de referência em publicações especializadas em mariologia e pedagogia marista. O evento de inauguração do Memorial contou com as conferências do Ir. André Lanfrey, cujo tema foi “Hermitage – Fundar a obra de Maria como Deus quer”, e do Ir. Juan Jesus Moral Barrio, “Mística e Profecia dos Primeiros Irmãos”.

Houve também o lançamento do box da Coleção Carisma e Princípios Educativos Maristas, com obras dos dois conferencistas e ainda o Ir. Michael Green, pesquisadores de referência do Instituto e da obra “São Marcelino Champagnat: um coração sem fronteiras”, elaborada em sua versão brasileira pela FTD Educação.

DSC_3048

Ir. Juan Jesus Moral Barrio e Ir. André Lanfrey no lançamento do box Carisma e Princípios Educativos Maristas

Capela Mãe da Misericórdia

Na ocasião da inauguração do Memorial Marista aconteceu a missa em Ação de Graças pelo Ano Jubilar dos 200 anos de fundação do Instituto Marista, inauguração do Memorial Marista, do espaço sagrado da Capela Mãe da Misericórdia (bênção oficial e solene) e votos perpétuos do Ir. Tiago Fedel.

Erigida no mesmo conjunto do edifício do Memorial Marista, a Capela Mãe da Misericórdia é um projeto e uma obra de arte sacra do artista Sergio Ceron e equipe. Desde a sua concepção, está mergulhada em significados, bíblicos, teológicos e maristas.

A capela exibe um grande painel iconográfico de Maria “Mãe da Misericórdia”, com dois anjos alados que seguram, numa das mãos, as duas plantas dos símbolos marianos, o lírio e a romã, e na outra, o grande manto da Virgem, que abriga os semblantes intercontinentais de crianças, adolescentes e jovens, alvos dos cuidados, da vocação, da missão, da educação, da evangelização e do compromisso solidário do Instituto dos Irmãos Maristas. Marcelino estava convencido da misericórdia de Deus e de Maria – canal dessa misericórdia em sua vida e no ato fundacional do Instituto Marista.

5

6

7

8

A Assembleia Provincial de Irmãos e Leigos Maristas do Grupo Marista trouxe uma nova perspectiva para o desenvolvimento do carisma Marista. O Ir. Joaquim Sperandio afirma que estamos vivendo “um novo começo” com o olhar para o passado com gratidão e a projeção para um futuro com a esperança frente à missão que Champagnat nos confiou.

 

MEMORIAL MARISTA

CMMC – Av. Senador Salgado Filho, 1651

Guabirotuba | Curitiba – PR

(41) 3271-6477

www.memorialmarista.org.br

 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

De terça a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h

Entrada gratuita

*Visitas mediante agendamento e confirmação.