O Grupo Marista é o vencedor nacional da categoria “Mídia Audiovisual” pela Associação de Comunicação Empresarial (Aberje) de 2017, com a série de vídeos Oração da Hora. O projeto surgiu da necessidade de reflexão sobre temas institucionais e confessionais.  A inspiração principal nasce da história do Fundador do Instituto Marista, Marcelino Champagnat, que a cada hora cheia, fazia um momento de oração com os primeiros Irmãos Maristas para que lembrassem e exercitassem a presença de Deus no decorrer do dia. Este momento era chamado de Oração da Hora.

Na série de vídeos, cada um dos 12 vídeos de aproximadamente 1 minuto, as temáticas e ações Maristas se fortalecem como presença de Deus no mundo. Os temas fundamentados teoricamente foram transpostos para a linguagem audiovisual, roteirizados a partir de ações comuns a atuação Marista para que a identificação por parte de cada Marista acontecesse.

O projeto foi desenvolvido pelo Assessoria de Comunicação Institucional em parceria com o Setor de Pastoral e foi lançado na Assembleia de Pastoral 2016. As pessoas que aparecem nos vídeos  são todos  colaboradores e alunos Maristas, que contribuíram  para a produção do material. De acordo com Camilla da Silva e Souza, da Assessoria de Comunicação Institucional, esse reconhecimento é um forte indício de que a atualização da missão aos novos tempos e tecnologias é possível.  “Sempre acreditei no poder do audiovisual como ferramenta de aproximação  e transposição do carisma e da missão Marista para uma linguagem jovem, moderna e atual”, afirma.

Os vídeos do Oração da Hora podem ser vistos no início de reuniões ou em outros momentos com o objetivo de  relembrar as principais temáticas e atuação do Grupo Marista.

Confira os vídeos do Oração da Hora:

Oração da Hora – vídeo Teaser

Instituto Marista

Irmãos e Leigos Maristas

Espiritualidade Marial e Apostólica

Catequese e Liturgia

Eclesialidade/ Igreja em Saída

Diálogo Inter-Religioso

Infâncias e Juventudes

Promoção e Defesa de Direitos

Territorialidade

Educação Evangelizadora

Uso Evangélico dos Bens

Dignidade Humana