os dias 23 e 24 de outubro, representantes das Províncias Maristas do Brasil e convidados (atuantes em frentes sociais) estiveram reunidos na Casa da Juventude Marista – Porto Alegre, para o Fórum do Voluntariado do Brasil Marista. Coordenado pela UMBRASIL,  o encontro teve como objetivo a partilha das práticas existentes entre as diversas realidades. De acordo com Paulo Quermes, um dos coordenadores do encontro, esta foi uma forma de oportunizar caminhos para fortalecer a atuação das Províncias Maristas do Brasil em prol de uma solidariedade transformadora. “O Fórum também possibilitou a construção de projetos comuns a todas as Províncias com a abertura para a Região América Sul”, afirma

A programação contou com a presença de alguns convidados especiais, como o Coronel Hidenobu Yatabe, que apresentou o Projeto Rondon. Na ocasião também ocorreu  as apresentações institucionais da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN).Por fim, os participantes debateram sobre os direcionamentos para a realização do voluntariado.

De acordo com Luciana Cândida da Silva de Brito, da Província Marista Brasil Centro-Norte, o fórum foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos, conhecer outras realidades, perceber onde estamos e onde queremos chegar com relação ao voluntariado marista. “É a certeza de que somos uma grande rede e que é possível avançar”, diz. Luciana retorna a sua Província inspirada. “Este fórum só me fortalece e alimenta a esperança de fazer crescer o trabalho voluntario no Colégio Marista Palmas na minha unidade”.