A Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). Busca alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros.

No dia 07 de fevereiro colaboradores e educandos do Centro Social Marista Pouso Redondo fizeram uma visita APREMAVI – Associação de Preservação do Meio Ambiente e Vida, na cidade de Atalanta – SC. Foi uma oportunidade para o aprendizado e para a troca de experiências, pois além do debate sobre o tema da CF 2017, puderam conhecer o Viveiro, onde são cultivadas as mudas de árvores nativas e também o Parque Municipal Mata Atlântica.

A APREMAVI tem como missão trabalhar pela defesa, preservação e recuperação do meio ambiente, dos bens e valores culturais, buscando a qualidade de vida na Mata Atlântica e em outros Biomas. Com 30 anos de história a APREMAVI é uma das instituições mais atuantes sul do Brasil na defesa do Meio Ambiente. Hoje têm capacidade instalada para a produção de aproximadamente 1.000.000 mudas por mês, de cerca de 120 espécies nativas diferentes.

Desenvolve vários programas de cuidado e preservação do Meio Ambiente. Entre eles o ‘Planejando Propriedades e Paisagens’, que tem como objetivo desenvolver e implantar modelos de propriedades rurais sustentáveis, visando a conservação da Mata Atlântica, a melhoria da qualidade de vida e o incremento de renda. O resultado deste projeto é o que chamamos de ‘Propriedade Legal’. A Propriedade Legal é aquela que cumpre a legislação ambiental e ao mesmo tempo é um local com qualidade de vida e opções de geração de renda de forma sustentável.