notícias

Pastoral do Grupo Marista lança publicação “Dossiê Vaticano II”

terça-feira - 3 de março de 2015
Área: Pastoral

imprimir

 

Pastoral do Grupo Marista lança publicação “Dossiê Vaticano II”
Celebrando o cinquentenário do Concílio Vaticano II, material será enviado ao Papa Francisco e aos 450 Bispos de todo o Brasil No ano em que se celebra o cinquentenário de encerramento do maior evento da Igreja Católica no século XX - o Concílio Vaticano II - o Grupo Marista lança o “Dossiê Vaticano II”, material elaborado com o objetivo de propor uma análise da recepção, interpretação e aplicação do Concílio na Igreja do Brasil.

“Durante o próprio Concílio, realizado de 1962 a 1965, no Vaticano, a Igreja do Brasil foi a primeira a elaborar um Plano de Pastoral a partir das orientações dessa assembleia universal. Neste sentido, e embalados pela Campanha da Fraternidade de 2015 - cujo objetivo é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, proposto pelo Concílio Ecumênico Vaticano II -, o Grupo Marista lança este Dossiê”, explica André de Azevedo, do Setor de Pastoral do Grupo Marista.

Reunindo 28 entrevistados, entre eles, o Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, e o Frei dominicano Carlos Josaphat, que participaram de algumas sessões do Concílio Vaticano II, o material será enviado para o Papa Francisco, para os cerca de 450 bispos de todo o Brasil, para as (Arqui)Dioceses e para as comunidades Maristas.

O Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965, no Vaticano, reuniu 2540 bispos e iniciou um processo de renovação da Igreja Católica de maneira profunda e ampla discutindo temas práticos, pastorais e disciplinares, voltados à vivência da fé, renovando a Igreja à luz dos novos tempos, abrindo-se para os grandes problemas da população e tornando-se mais próxima da humanidade.

Sobre o Dossiê Vaticano II

Organizado pelo Setor de Pastoral do Grupo Marista, o material é dividido em quatro blocos que abordam, respectivamente: O Concílio na vida da Igreja; O contexto, a convocação, o Concílio e os documentos conciliares; A recepção, as aplicações e as interpretações do Concílio; e como os Papas João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco se relacionaram com o Concílio Vaticano II.

Todas as entrevistas que compõem o material podem ser acessadas livremente por todos os interessados no Canal: youtube.com/virtheos

imprimir Compartilhe

Buscar
Notícias