notícias

1º Seminário Marista de Direitos Humanos e Educação

terça-feira - 26 de agosto de 2014
Área: Educação

imprimir

 

1º Seminário Marista de Direitos Humanos e Educação
“Como gostaríamos de viver em uma sociedade como a nossa?” é o tema do evento que será realizado no dia 6 de setembro, em São Paulo.

A Rede Marista de Solidariedade, o Colégio Marista Arquidiocesano e a Editora FTD promovem, no dia 6 de setembro, das 7h30 às 17h30, em São Paulo, o 1º Seminário Marista de Direitos Humanos e Educação. O evento buscará responder o seguinte questionamento: “Como gostaríamos de viver em uma sociedade como a nossa?” Os Direitos Humanos têm ocupado um lugar de destaque nas principais agendas políticas e sociais, sendo que o tema é marcado por posições contraditórias e conflitantes. O objetivo do evento é problematizar e atualizar as reflexões, representações, interpretações e posições quanto aos Direitos Humanos e seu lugar no âmbito da educação e, ainda, inventariar e divulgar algumas práticas educacionais, formais e não-formais, como possíveis pedagógicos em Direitos Humanos.

Dessa forma, assume-se o compromisso político de trazer para a escola a discussão em torno dos Direitos Humanos para que os processos pedagógicos e curriculares por eles afetados possam gerar outras formas de pensar, de ser e de viver.

Programação
7h30 às 8h: Recepção e credenciamento
8h às 8h30: (Pré) Abertura no Pátio Central – Apresentação Cultural - Grupo Alana
8h30 às 10h: Abertura Oficial: Ir. Valdir Gugiel, representante do Grupo Marista, Ir.
Lúcio Gomes Dantas, representante da UMBRASIL, e Ascânio João (Chico) Sedrez, diretor geral do Colégio Marista Arquidiocesano
Conferência de Abertura – Direitos Humanos e Educação, com a Profa. Dra. Flávia Schilling (FE/USP) e o Prof. Dr. Adolfo Calderón (PUCCamp)
10h às 10h30: Coffee Break
10h30 às 12h30: Práticas Educacionais*
12h30 às 14h: Almoço
Feira de artesanato da comunidade das Unidades Sociais Maristas da cidade de S.P. e Sala de Curtas
14h às 16h: As práticas educacionais entre alinhavos, costuras e composições.
16h às 16h30: Coffee Break
16h30 às 17h30: Conferência de Encerramento ou Ideias para Novas Perspectivas - Profa. Dra. Marilena Chauí (FFLCH – USP)

*Confira a programação completa no site oficial do evento.
http://www.virtheos.org/seminario/?p=programacao

imprimir Compartilhe

Buscar
Notícias