notícias

UMBRASIL promove fórum de tecnologias educacionais

terça-feira - 9 de setembro de 2014
Área: Institucional

imprimir

 

UMBRASIL promove fórum de tecnologias educacionais
Evento contará com a presença do diretor de Educação da Google Brasil e do diretor de Aprendizado da Apple e acontecerá de 10 a 12 de setembro, em Curitiba

A União Marista do Brasil (UMBRASIL) promove, de 10 a 12 de setembro, no Câmpus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o 1º Fórum Marista de Tecnologias Educacionais. O objetivo é ressaltar a importância da cultura digital e do uso didático-pedagógico das tecnologias na formação educacional contemporânea.

Na programação, destaque para o diretor de Educação da Google Brasil, Milton Larsen Burgese, que ministrará palestra com o tema “Transformar o ensino e a aprendizagem, humanizando o uso da tecnologia”, e do diretor de Aprendizado da Apple, Willian Rankin, que falará sobre o tema “Considerando a Arquitetura da Aprendizagem, fomentando a criatividade através de conteúdo, contexto e comunidade”.

O tema da primeira edição do Fórum é “Conexões Maristas: (trans)formar redes + conectar conhecimentos”. Além das palestras, o evento contará com apresentação de cases de diversas unidades Maristas no Brasil, como os Colégios Maristas, a PUCPR, a Editora FTD e o centro de educação profissional TECPUC. Também participarão instituições de ensino como Colégio Medianeira, de Curitiba, e colégios Dante Alighieri e Visconde de Porto Seguro, de São Paulo.

Entre os cases, está a experiência do Colégio Maristão de Brasília na produção de e-books e os recursos tecnológicos oferecidos aos alunos, como uma sala totalmente interativa.

Mais informações sobre o 1º Fórum Marista de Tecnologias Educacionais estão disponíveis no site tecnologiaseducacionais.marista.org.br.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:

10 de setembro (quarta-feira)

18h30 - Roda de Conversa: Cenários da cultura digital na educação: o papel do gestor Mediação: Patrícia Meyer (doutoranda em Educação da PUCPR) Entrevistados: Mônica Gardelli Franco (diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais/MEC); Lúcia Giraffa (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Glaucia da Silva Brito (coordenadora de Políticas de Formação de Professores COPEFOR/ PROGRAD e do Comitê de Formação na UFPR); Marciano de Almeida Cunha (coordenador do Curso de Empregabilidade e Oportunidades).

20h30 - Palestra “Transformar o ensino e a aprendizagem, humanizando o uso da tecnologia”, com Milton Larsen Burgese (diretor de Educação da Google Brasil) Mediadora: Carla Cristie da França Silva (assessora da Província Brasil-Centro Norte)

11 de setembro (quinta-feira)


8h30 - Palestra “Considerando a Arquitetura da Aprendizagem Fomentando a criatividade através de conteúdo, contexto e comunidade”, com Dr. Willian Rankin (diretor de Aprendizado a Apple) Mediadora: Márcia Cristina Moraes

9h45 (1ª edição) e 11h30 (2ª edição) - Circuito Temático: Possibilidades e desafios do uso da tecnologia na educação
- Neurociências e tecnologia (Júlio Egreja - UCB/PIOXII)
- Segurança e ética no uso da tecnologia na educação (Daniele Lourenço-UFPR)
- Tecnologia e o protagonismo dos sujeitos da educação (Gustavo Borba- UNISINOS)
- Recursos educacionais abertos: práticas colaborativa (Patricia Lupion-PUCPR)
- E-acessibilidade e inclusão social (Valéria Oliveira-UFRJ)

14h30 (1ª edição) e 15h30 (2ª edição) - Soluções Digitais
- Blackboard (Pavlos Dias – Gerente Nacional de Operações)
- FTD (Fernando Moraes Fonseca Júnior- Gerente de Inovação e Novas Mídias/FTD)
- Samsung (Tadeu Terra – Consultor para Tecnologias Educacionais – COEMA)
- LEGO (Marcos Wesley – Diretor Presidente)

17h - Projetos Inovadores (1º Edição)
- Tecnologias e Educação Infantil, com Daiana Neumann (Colégio Marista Pio XII – Novo Hamburgo/RS); Carla Danielle Schwab Carbonar, Alexandre Hilbert Buss e Maria Cristina Starcke (Colégio Marista Pio XII – Ponta Grossa/PR); Regina Maria Grasmann Marques e Adriana M. Hauptmann Tavares da Matta (Colégio Dante Alighieri – São Paulo/SP).
- Tecnologias e Ensino Fundamental, com Vera Lucia de Mattos Galafassi (Colégio Marista Champagnat – Porto Alegre/RS); Silvana Camurça (Colégio Marista Pio X – Joao Pessoa); Aline Mendes Vasco e Bruno Costa (Centro Social Marista Ecológica – Almirante Tamandaré/PR); Joice Leite (Colégio Visconde de Porto Seguro – São Paulo/SP).
- Tecnologias e Ensino Médio, com Simone Martins da Silva (Colégio Marista Assunção – Porto Alegre/RS); Luciana Araújo e Daniel Marques da Silva Costa (Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré – Belém/PA); Marcelo Gasparin (TECPUC – Curitiba/PR); Alexandre Falchi (Colégio Marista de Brasília – Maristão).
- Tecnologias e Gestão Educacional, com Mauricio Anony (Colégio Marista Medianeira – Erechim/RS); Carla Cristie da França Silva; José Leão da Cunha Filho (Colégio Marista de Brasília – Maristão); Cezar Tridapalli e Vinicius Soares Pinto (Colégio Medianeira – Curitiba/PR).

12 de setembro (sexta-feira)

8h30 - Projetos Inovadores (2º Edição)
Programação idem à 1ª edição.

imprimir Compartilhe

Buscar
Notícias