A UMBRASIL lança, em formato digital, o Relatório Social 2016 do Brasil Marista. O Relatório contribui para registrar as ações desenvolvidas pelas Unidades das Províncias do Brasil Marista. No documento são apresentados conteúdos que destaquem os dados gerenciais, as áreas de atuação Marista (direitos humanos, educação, saúde, comunicação, solidariedade, evangelização e editoração) e as ações voltadas para a responsabilidade socioambiental.

O Brasil abriga 30% das ações mundiais do Instituto Marista. Em 2016, o Brasil Marista se destacou na área de solidariedade e atendeu mais de 7 mil pessoas. No mesmo ano, a área de saúde, atendeu cerca de 2 milhões de pessoas em internações e atendimentos ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde. Compostas por aproximadamente 29 mil Leigas, Leigos e Colaboradores, as Unidades Maristas levam o sonho de São Marcelino Champagnat à milhares de crianças.

Anualmente, os conteúdos e temas são cuidadosamente avaliados e construídos pelo Grupo de Trabalho (GT) do Relatório Social, equipe formada por representantes das Mantenedoras e da UMBRASIL. O trabalho conjunto e alinhado desses representantes permite que cada nova edição cumpra o objetivo de consolidar e registrar as características, a abrangência e os impactos das ações maristas na sociedade.

Há nove anos, o Relatório Social tem se destacado como um importante documento de prestação de contas junto aos seus públicos de interesse: Irmãos Maristas, Leigos e Leigas, colaboradores, professores, educadores sociais, estudantes e educandos, pacientes dos hospitais, ex-alunos, associações e organizações eclesiais, organizações públicas, instância política, fornecedores, organizações parceiras e imprensa.

Reconhecimento Internacional

Alinhado às práticas de sustentabilidade, o Relatório Social segue as orientações propostas pela Global Reporting Initiative (GRI), organização multistakeholder, sem fins lucrativos, que desenvolve uma Estrutura de Relatórios de Sustentabilidade adotada por cerca de 1 mil organizações, em todo o mundo.  A GRI alinha-se à Declaração Internacional dos Direitos Humanos, ao Pacto Global, aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, aos padrões ISO, a códigos de conduta e ética, a índices de sustentabilidade empresarial.

O Relatório Social do Brasil Marista utiliza a versão G4 da GRI, opção “De acordo – Essencial”, documento reconhecido internacionalmente para a construção de um relatório integrado (econômico-financeiro, social e ambiental).

O Relatório social do Brasil Marista é o resultado do trabalho de milhares de corações maristas que, diariamente, vivenciam e disseminam os valores humanos e cristãos revelados por São Marcelino Champagnat.

Para acessar o documento clique aqui.

Mais informações:  comunicacao@umbrasil.org.br