Entre os dias 14 a 16 estiveram reunidos, no Memorial Marista, em Curitiba, Assistentes Pedagógicos, Educadores e Pastoralistas da Rede de Colégios e dos Centros Educacionais Maristas para conhecer, estudar e refletir sobre o desenvolvimento do Circuito Projeto de Vida em suas unidades.

No primeiro dia o colaborador da DDHO, Kleberson M. Rodrigues, convidou e instigou os participantes a refletirem sobre o Projeto de Vida pessoal. No segundo dia, a temática foi centralizada no desenvolvimento e na construção epistemológica do conhecimento e sua relação com o Projeto de Vida, tendo como facilitador o Prof. Kleber Candiotto, da PUCPR. Após estas duas formações a equipe da Área de Animação Vocacional do Setor de Vida Consagrada e Laicato do Grupo Marista, responsável pela Implantação do projeto, fez a apresentação da plataforma e dos materiais de apoio que compõe o Circuito Projeto de Vida. Em seguida a professora Fabiane de Oliveira, da PUCPR, desenvolveu oficinas didáticas e de metodologias para trabalhar os temas inspiradores do projeto com os alunos em sala de aula.

O último dia foi reservado para discussão, troca de experiências e partilha de intuições com relação ao trabalho com os adolescentes e jovens. Também participaram do encontro formativo representantes da DERC, DEAS e da FTD.

Sobre o projeto

O objetivo do projeto é ajudar nossos alunos a construírem seu Projeto de Vida, sendo referência e inspiração para pensarem a vida em plenitude, entendendo que refletir e planejar são atitudes que podem transformar seu futuro.

Nos passos do documento Missão Educativa Marista, em um projeto para o nosso tempo é importante ter clareza que a missão vai muito além de repassar conteúdo. Devemos proporcionar uma educação integral, do corpo, da mente e do coração, contribuindo para que os alunos encontrem respostas aos seus questionamentos sobre o sentido da vida, da responsabilidade e dos valores existenciais, promovendo a sua consciência social, política, ecológica, e seu comprometimento com a transformação social. Neste sentido nossos Colégios e Centros Educacionais Maristas, devem ser um polo de desenvolvimento de Projetos de Vida.