O Centro Marista de Defesa da Infância participou neste mês de novembro das Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente das cidades de Curitiba, Londrina e Arapongas. Além de contribuir tecnicamente com as discussões, também assessorou os municípios com metodologias inovadoras de participação e na organização dos eventos. A equipe do Centro de Defesa também contou com o apoio do setor de Identidade e Missão da Província Marista Brasil Centro-Sul.

Com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência”, as Conferências são espaços conjuntos de participação com poder de decisão, que sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, avalia a realidade da infância e adolescência nos Municípios, define direção para a política de atenção e garantia de direitos para crianças e adolescentes.

Durante os dias de Conferência, os participantes tiveram o desafio de eleger propostas para os municípios, divididas em 5 Eixos Temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social, Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.