Irmãos, leigos e leigas, afiliados, alunos, pais e colaboradores Maristas lotaram a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, para a celebração do Dia de São Marcelino Champagnat, comemorado no dia 06 de junho.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo e concelebrada pelos Padres Moisés e Luciano, que atuam na Paróquia Universitária Jesus Mestre.

Durante a missa, Dom Peruzzo lembrou a contribuição de São Marcelino Champagnat e dos Maristas ao longo dos 200 anos da instituição para a formação de crianças e jovens em todo o mundo. Além disso, afirmou que sua ligação com o Grupo Marista é antiga, desde quando foi ordenado padre, em Cascavel (PR).

Jovens do Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato, Centro Educacional Marista Ecológica e Colégios Maristas Santa Marista e Paranaense participaram da celebração no momento as Oferendas e das Preces.

Os Maristas de Champagnat, no ano do bicentenário Marista, também registraram a imensa gratidão ao Conselho Provincial – Mandato de 2015 a 2017, da Província Marista Brasil Centro Sul, e à Arquidiocese de Curitiba, por todos os esforços e dedicação em prol do fortalecimento da Missão Marista. Placas de homenagem foram entregues ao Irmão Antonio Benedito de Oliveira, Vice Provincial da PMBCS, e ao arcebispo Dom José Antonio Peruzzo.

A canonização de Marcelino Champagnat aconteceu em Roma em 18 de abril de 1999 e presidida por São João Paulo II. Desde então, o dia do santo é comemorado em 06 de junho.