No mês de março, a Pastoral e o Núcleo de Projeto Comunitário da Católica de Santa Catarina realizaram duas ações importantes durante a 3ª edição do Trote Solidário promovido pela Instituição. Os voluntários e acadêmicos ofereceram atividades culturais e recreativas para as crianças do Centro de Educação Infantil Santa Maria dos Anjos, no Bairro Vila Nova, em Joinville, e da Escola de Educação Básica Erich Gruetzmacher, no bairro Três Rios do Sul, em Jaraguá do Sul.

O Projeto Comunitário é um componente curricular que prevê a realização de 30 horas de atividades socioeducativas pelos alunos da Instituição. “Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de praticar a solidariedade, estimulando a formação de cidadãos humanos, éticos e justos, capazes de transformar a sociedade”, comenta a coordenadora do Núcleo de Projeto Comunitário, Diva Spezia Ranghetti.

O objetivo do Trote Solidário é recepcionar e integrar os novos estudantes, e contribuir para que os jovens desenvolvam o sentimento de solidariedade. “É uma forma diferenciada de celebrar seu ingresso no ensino superior, contrapondo-se aos trotes tradicionais, que por vezes são humilhantes e não agregam valores importantes para a vida profissional e pessoal do acadêmico”, comenta o responsável pelo Núcleo de Pastoral da Católica SC, Marcos Paulo Oliari.

Além das ações realizadas nas instituições de ensino, a programação do Trote Solidário também contemplou a arrecadação de alimentos não perecíveis e de fraldas (infantis e geriátricas), doação de sangue e cadastro de medula óssea. Os donativos arrecadados foram doados para a Associação Diocesana de Promoção Social em Joinville (ADIPROS) e para a Promoção Humana da Comunidade Santa Clara, no bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Já as fraldas foram destinadas ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville.