Entre os dias 6 e 11 de dezembro acontece, no Centro Marista Marcelino Champagnat (CMMC), em Curitiba, o Capítulo Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista). Trata-se de uma Assembleia consultiva e deliberativa; um momento importante para a Província, pois além de proporcionar o encontro entre Irmãos, Leigos e Leigas Maristas para estreitar os seus laços, também representa o fechamento de um ciclo e o início de um novo.

O Capítulo começa com a acolhida aos participantes e a posse do novo Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira. Em seguida, ocorre dinâmica para apreciação do Relatório do Triênio, com o foco nos desafios para o futuro.

A partir do segundo dia de Capítulo, os participantes reúnem-se em grupos para refletir, à luz do Planejamento Estratégico e dos apelos do XXII Capítulo Geral, sobre assuntos que irão impactar de alguma forma todas as unidades presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, a cidade de Goiânia e o Distrito Federal.

Toda a metodologia do Capítulo está voltada para instigar os participantes a olhar: para o passado, contemplando as conquistas do último triênio 2015-2017; para o presente, analisando e avaliando o modo como estão conduzindo o trabalho; e também para o futuro, com todas as expectativas que ele traz para seguir com a missão de educar crianças e jovens, principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

A programação ainda conta com a participação do Superior Geral, Ir. Ernesto Sánchez e dos Conselheiros Gerais, Ir. Óscar Martín Vicario e Ir. João do Prado. Na quinta (7), ocorre a dinâmica “Papeando sobre o Capítulo Geral”, no qual alguns de seus participantes irão partilhar as impressões a respeito da realização deste marco para o Instituto Marista.

No sábado (9) serão definidas as Prioridades para o Triênio 2018-2020, como resultado dos trabalhos em grupos, por meio de compilação e consolidação das reflexões. Em seguida, está programado um piquenique com brincadeira com a participação de todos junto aos educandos do Centro Social Marista Irmã Eunice Benato. No domingo (10), ocorre a eleição do novo Conselho Provincial, que será anunciado na segunda-feira (11), em Celebração Eucarística de Natal, na Paróquia Universitária Jesus Mestre (PUCPR).