Em comemoração ao Dia do Marista (15 de agosto), a União Marista do Brasil (UMBRASIL) em conjunto com as três Províncias (Brasil Centro-Sul, Brasil Centro-Norte e Brasil Sul Amazônia) lança o livro “Memórias do Bicentenário” que apresenta iniciativas de destaque desenvolvidas no Brasil entre 2014 e 2017 para celebrar o bicentenário do Instituto Marista.  Na publicação Memórias do Bicentenário são encontrados momentos celebrativos marcantes que ficarão na história.

De acordo com o presidente da UMBRASIL, Ir. Deivis Fischer, a celebração dos 200 anos de existência do Instituto nos levou a um período especial de gratidão, perdão e compromisso. “Desejo que a lembrança das comemorações do bicentenário nos inspire na nossa atuação diária e que, ao celebrar a memória, possamos seguir promovendo a vida em todos os nossos espaços, sendo presença transformadora na vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos em todo o Brasil”, afirma.

O Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), recorda uma frase significativa de Champagnat, na Circular n.78, de 1836: “Tais memórias servirão para o exercício da gratidão das gerações futuras, herdeiras de seus frutos”. Para ele, a publicação é algo bastante significativo e motivo de gratidão e orgulho.

Das iniciativas da PMBCS, ele destaca a peregrinação realizada junto à casa da Mãe Aparecida, em 2016, na qual 700 peregrinos (colaboradores do Grupo Marista, Irmãos e Leigos) tiveram  a graça de reviver a presença marcante de Maria e a inauguração do Memorial Marista de Curitiba, principal evento por ocasião do Ano Jubilar. “A existência do Memorial, bem com sua missão, recorda-nos que o Patrimônio Espiritual Marista continua vivo e atuante por meio da pesquisa qualificada nas fontes do Fundador e dos primeiros Irmãos, na formação da identidade e missão de Irmãos, Leigos e Leigas, assim como a inovação por meio da exposição permanente histórico temática que nos recorda as nossas origens”, explica. Além destas iniciativas, foram também bastante relevantes as inúmeras atividades, iniciativas e celebrações realizadas nas Frentes de Missão do Grupo Marista, sobretudo pelas equipes de Pastoral.

Para conhecer a publicação, clique aqui.