Nesta segunda feira, dia 2 de janeiro de 2017, os Maristas de Champagnat celebram 200 anos de fundação do Instituto Marista. Nesta data especial, o Grupo Marista preparou uma ação em 8 maternidades de Curitiba e Região Metropolitana. Foram 200 famílias presenteadas com kits de produtos para recém nascidos. Clique aqui e confira o vídeo da ação.

Às 11h, na Capela Jesus Mestre, da PUCPR, em Curitiba, houve uma celebração eucarística. Na ocasião, o Ir. Afonso Levis, proferiu algumas palavras e salientou a necessidade de olhar para o passado e perceber o quanto foi importante a trajetória do Instituto ao longo dos seus 200 anos de existência. Além disso, inspirou a todos os presentes dizendo que “um novo começo” só é possível com engajamento, vida partilhada e a experiência da presença de Deus dentro de cada um.

Em uma carta encaminhada aos colaboradores do Grupo Marista, o Superior Provincial, Ir. Joaquim Sperandio, afirmou que diante deste significativo acontecimento, brotam em nosso coração três sentimentos: ação de graças por todo o bem realizado em favor de milhares de pessoas ao longo dos 200 anos; arrependimento e pedido de perdão pelas infidelidades que cometemos contra o sonho primeiro de Marcelino e contra o querer de Deus; esperança e compromisso que nos fazem olhar para o futuro com otimismo, não porque sejamos capazes de fazer grandes coisas, mas porque Maria, nossa Boa Mãe, está conosco.


AÇÕES | BICENTENÁRIO

Ao longo de 2017 outras ações serão realizadas como parte da celebração do Bicentenário. Por sugestão do Superior Geral, Ir. Emili Turú, sugere-se a união dos Maristas para as seguintes:

#MillionMarists

Divulgue esta hashtag nas redes sociais mediante uma mensagem com motivo dos 200 anos do Instituto. O Instituto tem a intenção de obter um milhão de mensagens, mostrando assim como cresceu o sonho de Champagnat desde as humildes origens da casa de La Valla até a atualidade, formando uma grande família internacional. Deseja-se, desta maneira, criar uma tendência nas redes sociais, especialmente nas três datas mais destacadas: 2 de janeiro, 6 de junho, 15 de agosto e 8 de setembro.

Oração

Reserve um espaço do seu dia para uma oração, em sintonia com os Maristas dos cinco continentes. No site www.champagnat.org há algumas sugestões de orações que podem ser feitas.


Vídeo Ir. Emili Turú

Confira o vídeo que o Ir. Emili Turú lançou no site www.champagnat.org sobre o Bicentenário do Instituto Marista. Que as palavras dele possam inspirar a todos para um novo começo. Clique aqui para conferir a mensagem.