Natal Marista: celebrar, servir e refletir

Natal Marista Fraternidade Justiça Solidariedade
Inspirados por Maria, a comunidade espera a chegada de Jesus de acordo com os princípios de solidariedade, fraternidade e justiça

Dezembro chegou e, com ele, toda a magia do Natal. E, o próximo domingo, mais uma data especial: o início do Advento, ou seja, a preparação para o nascimento de Jesus. Mais que um dia para montar a árvore de Natal, o início dessa época convida a refletir sobre o verdadeiro significado da celebração. Para a comunidade Marista, a temporada natalina ganha uma dimensão especial.

Em 2023, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) lança sua campanha de Natal com um chamado para acalmar os corações e sentir a presença de Deus ao lado de cada um, inspirada na passagem bíblica de Isaías (41,10): “Não tenhas medo, pois estou contigo; não te assustes, pois eu sou teu Deus”. Diante da crescente ansiedade que permeia nosso entorno e nosso próprio ser, a campanha busca transmitir uma mensagem de conforto. Além disso, ela incentiva a seguir em frente, assegurando que Deus está sempre conosco. Neste Advento, então, que tal esperar o nascimento de Cristo conforme os valores Maristas?

A chegada do Natal: o que é o Advento?

O Advento é um período de preparação e expectativa que antecede o Natal. Durante as quatro semanas que o compõem, os cristãos mergulham em uma jornada espiritual, com objetivo de refletir sobre a vinda de Jesus e renovar seu compromisso com os valores cristãos.

No contexto Marista, o Advento é mais do que uma contagem regressiva para a chegada do Natal. Dessa forma, é um tempo de esperança, no qual a comunidade se une para relembrar a promessa divina e renovar o compromisso com a solidariedade, fraternidade e justiça, valores fundamentais para a irmandade.

O papel fundamental de Maria

Maria foi a grande inspiração de Marcelino Champagnat para criar o Instituto Marista. No Natal, Nossa Senhora desempenha um papel crucial e simbólico no relato do nascimento de Jesus, sendo uma figura central na narrativa cristã. Isso porque, como a mãe do Salvador, sua importância transcende o papel biológico e destaca-se como um exemplo de fé, humildade e disponibilidade à vontade divina.

Maria é aquela que aceitou com confiança o chamado de Deus e a missão de dar à luz o Filho de Deus. Desse modo, sua entrega e disposição são fundamentais para a realização do plano divino de redenção, e sua figura representa a receptividade humana à graça divina. A presença e o papel de Maria no nascimento de Jesus simbolizam a proximidade de Deus com a humanidade, o que prova o valor da entrega e da fé na jornada espiritual.

Maria tem papel fundamental no nascimento de Jesus. Além de mãe do menino, é exemplo de fé, servidão e humildade. Foto: Ben White/Unsplash.

Com o propósito de auxiliar na preparação para o Natal, a PMBCS lança mais uma temporada do Caminho de Maria – Especial Advento. Uma série em vídeo e áudio, com mensagens de reflexão para o período, ela está disponível no canal da Província no Youtube e no Spotify.

Natal Marista: reflexão e solidariedade

O Advento é uma oportunidade para a comunidade se voltar para dentro e incorporar os valores Maristas no cotidiano. Solidariedade, amor ao próximo e busca pela excelência são aspectos centrais que ganham destaque durante esse período, a fim de fortalecer os laços da comunidade.

Até o dia 15 de dezembro, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com a PMBCS, promove a Campanha Solidária de Natal para arrecadar brinquedos novos para crianças da Vila Torres, em Curitiba. Quer participar? Recolha sua cartinha com informações sobre a criança ou adolescente a ser presenteado e entregue seu presente nos pontos de coleta.

Onde recolher a carta:

  • Identidade PUCPR;
  • Saguão do Prédio Administrativo da PUCPR

Onde deixar os presentes:

  • Identidade PUCPR;
  • Saguão do Prédio Administrativo;
  • Paróquia Universitária Jesus Mestre;
  • Hotmilk;
  • Saguão das Escolas do Campus Curitiba;
  • Organização Religiosa.

Ao incorporar os valores Maristas durante esse período de preparação, os membros da comunidade são lembrados da importância de viver de acordo com os princípios cristãos em todos os aspectos de suas vidas. Assim, que este Advento seja um tempo de reflexão, renovação e celebração genuína do verdadeiro significado do Natal.

Compartilhar este post

Mais Postagens