Missão Marista

Humanidade no ser.
Excelência em evangelizar.

História Marista

Conheça nossa história, desde os ideais promovidos pelo nosso fundador até a nossa presença nacional e global. Trabalhamos para promover um mundo melhor, mais humano e mais solidário.

Nosso Fundador

Movido pela sua fé em Jesus Cristo e devoção à Virgem Maria, São Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista em 1817, na França. O objetivo era levar formação religiosa e acadêmica a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A sensibilidade do nosso fundador e o seu jeito de evangelizar e educar inspirou outros jovens da época a tornarem-se Irmãos Maristas.

A partir disso, a missão espalhou-se rapidamente pela França e pelo mundo. Hoje, após mais de 200 anos de história, os Maristas de Champagnat dão continuidade à sua obra e cuidam da sustentabilidade da missão.

Marcelino Champagnat foi canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II, que o reconheceu como santo da Igreja.

Maristas de Champagnat

A Missão Marista é levada adiante por Irmãos, leigos, leigas e colaboradores nos cinco continentes, beneficiando crianças, adolescentes e jovens no mundo todo. Todos se inspiram no ideal de Marcelino Champagnat e seguem a Jesus no estilo de Maria, vivendo a fraternidade e fazendo de suas vidas um testemunho de presença acolhedora, principalmente por meio da educação de crianças e jovens.

Irmãos Maristas

Os Irmãos Maristas são irmãos consagrados a Deus. A partir da vivência da vocação religiosa, eles seguem uma jornada de amor, doação e entrega. Dedicam a vida a preservar os direitos de crianças, adolescentes e jovens.

Leigos e leigas

Cristãos e cristãs que atenderam ao chamado de Deus para viver o carisma de Champagnat e a ele respondem a partir de seu estado de vida laical. É um chamado pessoal para um modo específico de ser discípulos de Jesus.

Maristas no mundo

O Instituto Marista está presente em mais de 78 países. Atua em diversas áreas, entre elas escolas, universidades, unidades sociais, centros de evangelização, editoras, veículos de comunicação e hospitais.

78

Países

+ 2.500

Irmãos

+ 79.000

Leigos, leigas e colaboradores

+ 650.000

Crianças, adolescentes e jovens atendidos

Maristas no Brasil

Os primeiros Irmãos Maristas chegaram ao Brasil em 1897. Atualmente, o Instituto Marista está organizado em três unidades administrativas chamadas Províncias.

27

Estados + DF

94

Unidades de educação básica, entre colégios pagos e gratuitos

9

Unidades de ensino superior

3

Editoras e/ou gráficas

4

Hospitais

Memorial Marista

O Memorial Marista é um complexo de 5500m2, que foi construído para celebrar os 200 anos de Fundação do Instituto Marista, em 2017. Ele nasceu para preservar o patrimônio cultural, histórico e espiritual marista.

O espaço é aberto ao público e conta com ações educacionais, artísticas e religiosas, além de servir para pesquisa e conservação da memória do Instituto Marista e de todo o seu legado.