O encontro de uma grande família. Assim pode ser definido o encontro Provincial do Laicato Marista. Cerca de 250 pessoas estiveram entre os dias 28 e 30 de julho no CMMC, em Curitiba (PR) para aprofundar e vivenciar o carisma Marista, além de celebrar o Bicentenário do Instituto.

Participaram do evento os integrantes do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), dos Grupos Laicais, Laicato Jovem, Afiliados Maristas e os Irmãos Maristas. A nova relação Irmãos, Leigos e Leigas pôde ser constatada no encontro, repleto de confirmações da união em prol da perenidade da missão Marista.

Momentos de reflexão e partilha

Na sexta-feira, dia 28, todos foram recebidos pela equipe do Setor de Pastoral e Setor de Vida Consagrada e Laicato, organizadores do encontro.

No sábado, dia 29, diversas atividades foram realizadas. Pela manhã, todos participaram de palestras com os temas “Mística do Laicato” e “La Valla, Casa de Luz”, conduzidas pelo professor Alex Villas Boas e pelo Irmão Ivo Strobino. No período da tarde, irmãos, afiliados e afiliadas, leigos e leigas estiveram em diversas oficinas e no período da noite, o grupo pôde acompanhar a apresentação do Musical 200 anos, apresentado no auditório TUCA, na PUCPR. “O musical foi um dos grandes destaques do encontro. Além de muito bem feito, trouxe elementos da cultura e da espiritualidade vivida por Champagnat de forma artística”, comenta Ir. Nilso Ronchi, que acompanhava os grupos do Movimento Champagnat da Família Marista de Itapejara D´Oeste (PR).

No domingo aconteceu a celebração eucarística, na Capela Mãe da Misericórdia. Ao final da missa, o Irmão João Carlos do Prado, nomeado como próximo Superior Provincial, lembrou do grande sinal de vitalidade da missão Marista. “Irmãos, Leigos e Leigas partilham da mesma vocação. O Encontro Provincial do Laicato Marista reafirma nosso compromisso de viver e testemunhar Jesus Cristo, nos apoiando mutuamente”, comenta.

Já João Luis Fedel, colaborador do SVCL e leigo Marista, destacou os sinais de fortalecimento da relação entre Irmãos, Leigos e Leigas e do Plano Provincial do Laicato, intitulado Praça Marista. “O movimento, que começou em abril na Assembleia de Leigos e Leigas Maristas, já começa a mostrar a participação de todos. Um exemplo foi a última edição da Missão Solidária, que contou com a participação dos grupos e comunidades que se reúnem a partir do carisma Marista.

As diferentes expressões laicais da Província fecharam o Encontro Provincial do Laicato com o almoço. Na volta para casa, o sentimento expressado foi de gratidão e alegria. “Para nós, do Laicato jovem, é uma inspiração acompanhar a continuidade da missão e carisma Maristas. É bonito perceber que os leigos trazem suas famílias para partilhar e viver conosco o sonho de Champagnat”, comenta João Carraro, de Chapecó (SC).

Já para Francisco da Costa, no MChFM de São Paulo, o Encontro Provincial do Laicato trouxe novas perspectivas para o movimento. “A união de todo o grupo nos fortalece e anima. Hoje entendo que ganhei uma nova família”, finaliza.