Casa e a Mesa de La Valla são os símbolos de nossas humildes origens, os quais nos recordam de que no início da missão Marista havia um sonho de comunhão. Os primeiros Irmãos construíram e viveram esse sonho ao lado de Champagnat. Em torno da mesa, sentaram-se para partilhar a vida, com suas dificuldades, mas também com suas conquistas e alegrias. Hoje, em torno dessa mesa, sentam-se Irmãos, Leigos, Leigas, jovens e crianças que, apaixonados pelo sonho de Marcelino, deixam-se alimentar da mística e da fraternidade para abraçarem a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, principalmente em relação ao cuidado e carinho às crianças e aos jovens. A imagem, do artista Sérgio Ceron, que ilustra nossa campanha do dia do Marista (15 de agosto) é iluminada pelas seguintes inspirações:

  • 1º A composição é inspirada no Ano La Valla, nas três dimensões da casa (porão, térreo e piso superior); além deste dado Marista, existe outro que se lhe sobrepõe: as personagens da mesa, que são sete e vêm inspiradas na Fractio Panis, a representação da fração dos pães (como o exemplo da pintura da Catacumba de Priscila, do séc. III).
  • 2º As cores correspondem a cada plano: azul é a cor mais espiritual de todas, em virtude de suaprofundidade e da sensação transmitida de interiorização (dimensão mística); vermelho é acor do sangue, representa dinamismo, ação e vitalidade (dimensão da comunhão); amarelo é a cor mais clara depois do branco, e também indica dinamismo, mas, além disso, exteriorização (dimensão da missão).
  • 3º A faixa amarela ainda vem acompanhada de um movimento de vento: símbolo bíblico do Espírito Santo.
  • 4º É interessante mencionar que os pés se colocam no azul, pois a espiritualidade é o fundamentodo agir. A fraternidade pressupõe a mística. “Sem Deus, tudo é em vão” (Nisi Dominus), dizia Champagnat.
  • 5º Os sete comensais são a família Marista, que evoca universalidade: estão “todos” reunidos em volta da mesma mesa; o sete é um número pleno, perfeito. Os personagens: as sete pessoas que estão em torno da mesa representam a totalidade, a perfeição que buscamos iluminados pela partilha e pela vida comum. Representação dessa nova família carismática que o Espírito Santo sopra no Instituto Marista. Família formada não nos laços de sangue, mas na fraternidade que nos aponta as novas comunidades internacionais do Projeto La Valla 200.
  • 6º Os sete pratos nos lembram de que a solidariedade é a prioridade do Instituto Marista paraos próximos 200 anos. Nossa missão consiste em fazer um número maior de crianças e jovens terem a promoção e a defesa de seus direitos garantidos à luz do Reino inaugurado por Jesus.