“Ama o teu próximo e sê fiel na amizade com ele”. (Eclo 27,18).

Dia do Marista

A campanha institucional do Dia do Marista de 2018 traz como tema central a Fraternidade que inspira a Partilha.

Como Maristas de Champagnat, somos chamados a refletir sobre o verdadeiro sentido da palavra fraternidade: “Irmão” e “irmã” são palavras que o cristianismo aprecia muito. E, graças à experiência familiar, são palavras que todas as culturas e épocas compreendem. O laço de fraternidade que se forma em família, entre os filhos, quando se verifica num clima de educação para a abertura ao próximo, é uma grande escola de liberdade e paz.

Ter um irmão, uma irmã que nos ama é uma experiência forte, inestimável, insubstituível. Acontece o mesmo com a fraternidade cristã. Os mais pequeninos, frágeis e pobres devem enternecer-nos: eles têm o direito de arrebatar a nossa alma, o nosso coração.

Na imagem tema da campanha, vemos exemplos explícitos de fraternidade e partilha; junto à mesa de La Valla, um dos símbolos Maristas, crianças partilham com seus pais e avós o alimento. E a partilha incentiva a convivência, o diálogo, o afeto, a disposição em servir e o cuidado com o próximo.

Marcelino Champagnat, junto aos Pequenos Irmãos de Maria, realizava todos os dias a fraternidade. A Mesa de La Valla nos faz lembrar que o ideal de nosso Fundador não pode ser esquecido. Ao contrário, deve ser praticado todos os dias, junto aos nossos colegas de trabalho, amigos e familiares.

Que a fraternidade, partilha e amizade conduzam nosso trabalho, nossos estudos e nossa convivência em família. Feliz Dia do Marista!